DestaquesPolítica

Veneziano é o favorito do eleitor paraibano no 2º voto para o Senado, aponta ANOVA/PB Agora





Novo levantamento realizado pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB Agora, divulgado nesta terça-feira (10) trouxe um novo fator, o crescimento das pré-candidaturas a senador do atual governador João Azevedo (PSB) e do atual senador e candidato a reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB) se comparado a pesquisa anterior do instituto divulgada em 07 de abril deste ano, vale ressaltar uma vantagem para o emedebista que cresceu 6,6% , enquanto o governador cresceu 2,3%. Um dado semelhante é que o governador João Azevêdo (PSB) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) continuam a liderar a corrida pelas duas vagas ao Senado Federal na Paraíba nas eleições de 2026.

Na pesquisa estimulada divulgada nesta segunda-feira (10),— em que o eleitor escolhe dois nomes entre os apresentados — Azevêdo soma 45,7% das intenções de voto, enquanto Veneziano aparece com 30,3%.

Considerando que o pleito permitirá dois votos por eleitor para o Senado, os percentuais somam até 200%. Com esses índices, Azevêdo e Veneziano seriam eleitos, caso o cenário atual se confirmasse nas urnas.

Na sequência da disputa aparecem:

Daniella Ribeiro (PSD) – 16,2%

Adriano Galdino (Republicanos) – 6,9%

Aguinaldo Ribeiro (PP) – 6,3%

Pastor Sérgio (PRD) – 3,4%

Mersinho Lucena (PP) – 3,0%

Indecisos – 65,9%

Brancos/Nulos – 22,3%

Pesquisa de 07 de abril de 2025 – De acordo com o levantamento anterior, o governador João Azevêdo aparecia com vantagem, somando 43,4% das intenções de voto — mais de 19 pontos percentuais à frente do segundo colocado.

O senador Veneziano Vital do Rêgo figura na segunda posição com 23,7%, seguido pelo ex-senador Cássio Cunha Lima, que acumula 22,7%. A senadora Daniella Ribeiro atinge 11,8%, enquanto o deputado federal Hugo Motta aparece com 10,5%. O pastor Sérgio Queiroz soma 5%, e Mersinho Lucena, deputado federal e filho do prefeito de João Pessoa, registra 1,1%.

Ou seja, tanto João Azevedo como Veneziano cresceram no caso de João Azevedo aumentou de 43,4% para 45,7% e Veneziano de 23,7% para 30,3%.

Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto ANOVA entre os dias 4 e 6 de junho de 2025. O levantamento ouviu 2.000 eleitores em 70 municípios da Paraíba. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

As entrevistas foram conduzidas presencialmente por equipe treinada, com questionário estruturado de acordo com os objetivos da pesquisa. Os dados foram checados e auditados após a coleta, com fiscalização durante todo o processo.

Redação com portal PB AGORA





Botão Voltar ao topo