DestaquesParaíba

Veneziano acompanha implantação de sistema de reuso de água na Fazenda do Sol e Lar da Sagrada Face, com recursos de emendas do seu mandato



O Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), esteve na manhã deste sábado (28) na Fazenda do Sol e no Lar da Sagrada Face, coordenados pelo padre Sérgio Leite. Ele foi acompanhar os investimentos feitos através de emendas parlamentares que destinou para a implantação de Projeto de Reuso de Água nas duas instituições, numa parceria com o Instituto Nacional do Semiárido – INSA.

Veneziano estava acompanhado da secretária Pamela Vital, da Assistência Social de Campina Grande; do secretário executivo da Agricultura, Galego do Leite; e da ex-secretária de Estado e ex-presidente da Funasa, Ana Claudia. Ele gravou um vídeo para as redes sociais destacando a tecnologia SARA – Saneamento Ambiental e Reuso de Água, desenvolvida INSA, que tem sede em Campina Grande, e que já está em funcionamento nas instituições.

Veja detalhes acessando o vídeo: https://www.instagram.com/reel/Cy8dCN2OTBS/?igshid=YjVjNjZkNmFjNg==

Veneziano lembrou que a tecnologia SARA foi desenvolvida por pesquisadores do núcleo de Recursos Hídricos do INSA e promove a coleta e o tratamento do esgoto domiciliar, para produção de uma fonte alternativa de água e nutrientes na agricultura familiar, sendo reconhecida pelas Organizações Unidas (ONU), por meio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe-CEPAL, como um caso de “Big Push para Sustentabilidade”, uma alternativa tecnológica aplicável a políticas públicas que solucionem o problema do esgotamento sanitário em zonas difusas, e ainda incrementem a produção agrícola e a renda das famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

“Esses sistemas já estão sendo instalados em comunidades agrícolas e em outros espaços também, espaços públicos, para que nós possamos promover a diminuição do desperdício. Só não pode ser uma água para consumo, mas pode ser utilizada para a agricultura e para outros fins”, disse Veneziano.

Assessoria de Imprensa

Botão Voltar ao topo