CidadesDestaques

UPA de Campina Grande recebe qualificação do HCor (SP) para atender pacientes com infarto e arritmias

O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS, por meio do Proadi-SUS.

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Raimundo Maia (UPA do Alto Branco) recebeu nesta semana uma equipe do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, para uma qualificação visando aprimorar e aperfeiçoar o atendimento às urgências cardiovasculares.

O projeto “Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares” faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

“O projeto visa elevar a qualidade do atendimento às urgências cardiovasculares por meio de melhores práticas e protocolos atualizados. A visita à UPA Dr. Raimundo Maia foi uma visita de diagnóstico, em que fizemos uma apresentação, uma dinâmica e a visita em toda estrutura física”, explicou a apoiadora do projeto, Micheline César.
O projeto está sendo desenvolvido em várias cidades do país. A ideia é desenvolver estratégias e intervenções para a qualidade assistencial e segurança do paciente, com ênfase no exame para diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio e Arritmias Cardíacas em um tempo reduzido.

Os profissionais serão capacitados para identificarem mais rapidamente e adotarem medidas rápidas e precisas para casos de pacientes com essas urgências cardiovasculares. Há também uma implantação de equipamentos para diagnóstico desses casos, a exemplo do eletrocardiograma.

Além desse projeto, a UPA Dr. Raimundo Maia, assim como a UPA Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica), faz parte do projeto LEAN de atendimento Fast Track, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e a Universidade Federal Fluminense. O LEAN reduziu em 70% o tempo de espera por atendimento nas duas UPAs com medidas simples, como a passagem do médico nos setores de medicação após o diagnóstico dos pacientes para dar alta médica durante o tratamento, evitando que eles voltassem para nova consulta, entre outras ações.

Codecom



Botão Voltar ao topo