Secretaria de Saúde realiza nova ação de vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades no sábado

A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai realizar no próximo sábado, 8, na véspera do Dia das Mães, mais uma ação de vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades. A vacinação vai acontecer das 8h às 12h na Unifacisa, no bairro Itararé, local onde estão armazenadas as doses da vacina Pfizer, que será aplicada no grupo.

As gestantes e puérperas precisam fazer um agendamento prévio no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. É necessário apresentar comprovante da comorbidade. A vacina da Pfizer é acondicionada refrigerada a -70°C e, por isso, a vacinação acontece na Unifacisa, já que as doses estão armazenadas em câmaras frias na instituição.

A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a vacinação deste público, iniciando com uma ação na última quarta-feira, 5, em que foram imunizadas 123 gestantes e puérperas na Unifacisa. A Coordenação Municipal de Imunização também já iniciou a aplicação das primeiras doses em grávidas nas maternidades, como o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea.

Além das gestantes e puérperas com comorbidades, também estão sendo vacinadas as pessoas como comorbidades por faixa etária. Foi iniciada a vacinação de pessoas com 59 anos e nesta sexta-feira, 8, será a vez das pessoas com 58 anos de idade. A programação acontece nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, Parque do Povo e ginásio O Meninão.

Têm direito à vacinação as pessoas com diabetes, hipertensão arterial, pneumopatias crônicas graves, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, miocardiopatias e perecardiopatias, doenças da aorta, grandes vasos e físicas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença renal crônica, doença cerebrivascular, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, e cirrose hepática.

Vacinômetro
Campina Grande recebeu, até agora, 119.998 unidades de vacina e aplicou a dose 1 em 73.989 pessoas e a dose 2 em 25.323. Com isso, o percentual de aplicação é de 82% do total de vacinas recebidas. Os dados são extraídos da plataforma SI-PNI, do Ministério da Saúde.

Codecom

Load More Related Articles
.