Saúde Pública: Campina Grande sobe mais 5 posições no ranking do Previne Brasil
unicípio subiu pelo terceiro quadrimestre consecutivo, saltando da posição 212ª para 207ª, confirmando investimentos da Prefeitura na consolidação da Atenção Primária à saúde.unicípio subiu pelo terceiro quadrimestre consecutivo, saltando da posição 212ª para 207ª, confirmando investimentos da Prefeitura na consolidação da Atenção Primária à saúde.

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o resultado do último quadrimestre de 2024 do ranking do Previne Brasil e o Município de Campina Grande subiu pela terceira vez consecutiva. A cidade avançou da 212ª para a posição 207 na Paraíba, ficando à frente, inclusive, da capital João Pessoa.
O Previne Brasil considera critérios como a realização de consultas de pré-natal, a prevenção e testagem de sífilis e HIV na gestação, o tratamento de saúde bucal durante a gravidez, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal da poliomielite e pentavalente, aferição de hipertensão e diabetes.
Os resultados foram possíveis em função da expansão da Atenção Primária à Saúde, que atingiu 100% do território local, saltando de 121 para 203 equipes da Estratégia de Saúde da Família em 2024.
Com isso, a APS aumentou de 450 para 706 mil o número de procedimentos realizados na Atenção Básica, como exames e consultas. O número de cadastro de cidadãos ativos atendidos também cresceu de 317.108 para 355.651, um acréscimo de mais 38.543 usuários.
“Estamos muito felizes com o resultado, que demonstra que a gestão do Município está no caminho certo, que é o da consolidação da Atenção Primária. O nosso trabalho é referência até para o Ministério da Saúde”, disse o secretário de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior.
Codecom