CidadesDestaques

Saúde Mental: Campina Grande inicia campanha Setembro Amarelo 2024

Abertura oficial ocorrerá no dia 13 de setembro, na Praça da Bandeira

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha Setembro Amarelo 2024, com uma série de ações voltadas para a conscientização e prevenção ao suicídio, especialmente nos serviços de saúde mental. As atividades já estão em andamento e contarão com diversas iniciativas ao longo do mês.

Um dos eventos de destaque é o Agita Capps, que acontecerá no dia 10 de setembro, no Parque da Criança, em parceria com a Uninassau, onde será realizado um minicurso sobre o manejo da ideação suicida e uma palestra sobre o sentido da vida, destinada aos profissionais de saúde.

No dia 11 de setembro, o CAPS 3 promoverá o evento Arte e Cultura no Caps. Já no dia 13 de setembro, ocorrerá a abertura oficial da campanha, com a ação Saúde Mental na Praça, na Praça da Bandeira. Em 16 de setembro, será realizado em Galante o evento Pulso da Vida.

“Conclamamos toda a população a participar dessa programação e poder falar com menos discriminação, com menos estigma sobre esse tema, a importância da prevenção e saúde mental. Nós sabemos que a informação é a chave da conscientização e que, de fato, quando se fala sobre esse tema, muitos transtornos podem ser prevenidos. Então, não esqueçam, falar é a melhor saída e buscar ajuda quando necessário, de fato, é imprescindível. Contamos com a participação de todos vocês”, afirmou Dra. Lívia Sales, secretária-executiva de Saúde Mental.

Os cuidadores e pais do CAPS I Viva Gente participarão de uma programação especial no dia 18 de setembro, no período da manhã. No dia 19, o CAPS AD promoverá o Amor em Movimento, novamente no Parque da Criança.

Em 24 de setembro, haverá uma ação em São José da Mata, e no dia 25, o CAPS II realizará uma amostra especial. Nesse mesmo dia, o Dia D da Saúde Mental será voltado para mães e cuidadores dos usuários do Capszinho.

Ao longo de todo o mês de setembro, todos os serviços de saúde mental estarão com plantões de escuta, na ação denominada Ouvir do Amigo, cujo público-alvo são os familiares dos pacientes. Além disso, a emergência do Hospital Dr. Edgley contará com uma programação extensa, com destaque para as salas de espera e rodas de conversa.



Botão Voltar ao topo