Saúde de Verdade: Mutirão de consultas e exames da Prefeitura de Campina Grande realiza mais de 50 mil procedimentos

Gestão também vai descentralizar serviços e levar oferta de exames para os distritos

Em 15 dias de realização, o Grande Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, da Prefeitura de Campina Grande, atingiu a marca de mais de 50 mil procedimentos executados. Foram 52.728 procedimentos no total, sendo 40.795 exames laboratoriais, 4.778 consultas, 3.606 exames de imagem e exames especializados e 3.549 coletas para testes e exames específicos. No total, 11.993 pessoas foram atendidas. O Mutirão está sendo realizado no ginásio O Meninão, bairro Dinamérica.

As principais consultas realizadas são de clínica médica, cardiologista, oftalmologista, cirurgia geral, pediátrica, vascular, de cabeça e pescoço e torácica, neurologista, anestesiologista, dermatologista, endocrinologista, gastro, ginecologista e urologista, mastologista, ortopedista, otorrino, pneumologista e coloproctologista.

Os exames mais comuns, além dos de sangue, são ultrassonografias, citológico, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, mapa e holter, endoscopia, espirometria, mapeamento de retina, raio-x, paquimetria ultrassônica e bacterioscopia. Além disso, os cidadãos também são encaminhados para realizar outros exames nas unidades hospitalares ou clínicas, como doppler venoso, ressonâncias e tomografias.

“É uma marca bastante significativa. Tínhamos a pretensão inicial de realizar mais de 20 mil procedimentos e já vamos realizando mais de 50 mil. O objetivo está sendo cumprido, pois estamos dando resposta para os procedimentos que estavam pendentes por causa da pandemia e vamos impulsionar a nossa oferta de serviços ainda mais daqui em diante”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

Mutirão descentralizado

Em virtude da demanda dos distritos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou veículos para fazer o transporte de moradores de áreas mais distantes para o mutirão, como Catolé de Boa Vista.

Agora, a gestão também vai descentralizar alguns serviços, levando a oferta de exames para os distritos de Galante e São José da Mata. Nesta quarta-feira, 27, além das ações no ginásio Meninão, um ponto de coleta de exames será montado em Galante e na próxima semana será a vez de São José da Mata.

“Percebemos que é necessário, além de promover a oferta, promover também o acesso. É o programa Saúde de Verdade e para Todos, conforme determinou o prefeito Bruno Cunha Lima”, disse Gilney.

Codecom

Load More Related Articles
.