Notícias

SAÚDE DE VERDADE: Bruno entrega primeira UBS do programa no Sandra Cavalcante

Após lançar o programa Saúde de Verdade, que vai promover uma transformação na saúde pública municipal de Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima entregou à população da Vila Sandra Cavalcante a primeira Unidade Básica de Saúde do pacote de melhorias e expansão da rede de atenção básica da saúde da cidade.

A UBS José Bezerra Pimentel vai atender até 4 mil pessoas. A Equipe de Estratégia de Saúde da Família que vai atuar no prédio que foi implantado para receber a UBS atuava atendendo os moradores do Sandra Cavalcante de forma improvisada dentro do Centro de Saúde do Catolé. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas estão referenciadas como cidadãos atendidos pela equipe.

Na reforma do prédio e aquisição de equipamentos foram investidos mais de R$ 100 mil. O espaço tem consultório médico, sala de imunização, consultório de enfermagem, farmácia, sala de triagem, copa, banheiros e espaço de convivência para os grupos de tabagismo, hipertensão, gestantes, dentre outros.

“Essa unidade aqui aproxima a saúde pública do cidadão. Antes os moradores precisavam ir até o Centro de Saúde do Catolé e muitos não buscavam atendimento por causa dessa distância entre o serviço e a comunidade. Agora vamos chegar junto da população do Sandra Cavalcante com essa unidade implantada, que é apenas a primeira de muitas que iremos abrir nas áreas descobertas”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.

Na inauguração estiveram presentes vários vereadores, como Carol Gomes – presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal; os vereadores Waldeny Santana, Aldo Cabral e o suplente de vereador Preto da Vila Sandra Cavalcante, que é líder comunitário da localidade, além do secretário de Saúde, Gilney Porto, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Dinho Papaléguas, e o secretário de Agricultura, Renato Gadelha.

O programa Saúde de Verdade, lançado também nesta quinta-feira, 16, vai revitalizar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde, implantar unidades em áreas descobertas e modernizar o funcionamento do sistema com implantação de sistema eletrônico com teleagendamento de consultas e exames, central de teleatendimento, dispensação de medicamentos com controle eletrônico, entrega de remédios em casa, monitoramento dos leitos de internação através de sistema automatizado, entre outros avanços.

Codecom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo