DestaquesParaíba

Romero lidera debates sobre o impacto da Reforma tributária no turismo



Presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, o deputado Romero Rodrigues (Podemos – PB) está cumprindo uma agenda intensa de reuniões com o trade turístico brasileiro para discutir o impacto da reforma tributária no setor. O tema já vinha sendo debatido em reuniões da comissão, no entanto o debate ganhou mais intensidade nos últimos dias com a possibilidade de votação da reforma ainda esta semana.

No início da tarde desta terça-feira (04), Romero esteve reunido com representantes da empresa de viagens CVC e também com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares. No início da noite o deputado liderou uma reunião ampliada com diretores de diversos órgãos ligados ao trade turístico.

No encontro, os representantes do trade apresentaram suas preocupações com a possibilidade de aumento de carga tributária para o setor com a nova reforma. Segundo eles, a manutenção das alíquotas do segmento é considerada decisiva para manutenção e ampliação dos empregos. O aumento dos tributos para hotéis, restaurantes, empresas de viagens e demais serviços pode impactar diretamente toda a cadeia produtiva do turismo.

Romero comprometeu em fazer um destaque, que pode ser em conjunto com outros parlamentares, ao texto do relatório da reforma tributária para que as alíquotas do setor sejam preservadas. “O setor enfrentou recentemente uma dificuldade muito grande durante a pandemia da Covid-19. Todos os países que competem com o Brasil no turismo têm uma alíquota máxima no setor de até 10%. A nova reforma tributária pode elevar nossa alíquota de serviços, que varia até 5%, para 25%”, explicou o deputado.

Botão Voltar ao topo