DestaquesParaíba

RETROSPECTIVA 2023: Veja os 10 maiores avanços da Saúde de Campina Grande em 2023



A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu implementar uma série de políticas públicas importantes e estruturantes na cidade ao longo de 2023. Entre os avanços estão as reformas das Unidades Básicas de Saúde, que já atingiram mais da metade das UBS da cidade; as aquisições do Castramóvel e do Odontomóvel; a implantação da Central AcesSUS, entre muitas outras conquistas.

Requalificações – Em 2023, a gestão municipal requalificou o maior número de serviços da Atenção Primária à Saúde, chegando a 45 unidades reformadas, implantadas, realocadas e requalificadas ou construídas nos últimos três anos. A principal entrega do ano foi da Policlínica da Liberdade, que passou a funcionar em uma nova estrutura completamente renovada.

Castramóvel e Odontomóvel – O ano começou e terminou com duas importantes conquistas para a cidade: em fevereiro, a gestão municipal entregou o primeiro Castramóvel do Município, que já realizou mais de mil castrações de cães e gatos. E em novembro, foi entregue o Odontomóvel, que está realizando atendimento odontológico nas áreas descobertas da cidade.

Cirurgias bariátricas – Uma das maiores conquistas de 2023 na Saúde Pública Municipal foi, sem dúvidas, o início da realização das cirurgias bariátricas. Com o centro cirúrgico renovado do Hospital Municipal Dr. Edgley, a Prefeitura iniciou as cirurgias em fevereiro e já foram mais de 30 pacientes contemplados. Para isto, a gestão abriu um Ambulatório de Endocrinologia no hospital.

Clínica Escola do Autismo – Uma das maiores demandas da causa autista foi contemplada em 2023 com a abertura da Clínica Escola do Autismo AFETO. O serviço, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cuida integralmente das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para o pleno desenvolvimento, de saúde e educacional.

Reforma do ISEA – Fruto da completa restruturação pela qual vem passado, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) recebeu a reforma da maior ala da maternidade, a Ala das Flores, que tem 54 leitos. Além disso, também está em curso a reforma do Centro de Parto Normal, do centro cirúrgico e de toda a recepção, ambiência e ambulatórios. Antes, já haviam sido requalificadas a UTI Semi-intensiva, o Berçário Intermediário e a Ala Canguru.

Mutirões – 2023 foi o ano dos mutirões de saúde em Campina Grande. Destaque em rede nacional, o mutirão Saúde de Verdade no ginásio O Meninão realizou 96.018 procedimentos, atendeu 34.552 pessoas, executou 63.770 exames laboratoriais, 10.671 consultas e 23.601 exames especializados. Ainda foram realizados mutirões descentralizados nos distritos de Catolé de Boa Vista, São José da Mata e Galante e nas unidades do Complexo Habitacional Aluízio Campos.

Central AcesSUS – Em julho de 2023 foi aberta a Central de Acesso do Cidadão aos Serviços do SUS (AcesSUS). Além de garantir comunicação com a Secretaria de Saúde por telefone, a central atende a população para fazer agendamento de procedimentos como consultas e exames. São cerca de 40 mil ligações por mês e 9 mil procedimentos agendados.

Hospital Pedro I – O Hospital Municipal Pedro I recebeu atenção especial da gestão em 2023. Na primeira unidade hospitalar de Campina Grande, foram instalados aparelhos de ar-condicionado em todos os setores; também foi reaberta a ala de ortopedia e foi implantada uma ala pediátrica. O hospital também passa por reforma, em fase de conclusão, para a criação da nova recepção, climatizada e com estrutura para atender melhor à cidade.

Funcionalismo – Em 2023, os servidores públicos municipais de diversas categorias ficaram bastante satisfeitos com as conquistas. Além da convocação de mais de 100 funcionários para o quadro da saúde, teve o pagamento do piso nacional da enfermagem, que contemplou mais de 2 mil pessoas. Houve ainda o pagamento do incentivo salarial de produção da odontologia e o abono dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

CEO da Catingueira – Sonho antigo da população da Zona Sul de Campina Grande, o Centro de Especialidades Odontológicas foi implantado no bairro da Catingueira, com três consultórios odontológicos completos para atendimento de média e alta complexidade para a população da região, que tem mais de 25 mil pessoas referenciadas.

Cuidar de Perto – Uma das ações mais importantes foi a implantação do programa Cuidar de Perto, que distribui fraldas adultas e tiras de glicemia para pessoas contempladas com o benefício no conforto do lar dos cidadãos. São mais de 500 beneficiários de fraldas e mais de mil de fitas de glicemia.

Novas perspectivas – Outras ações também foram desenvolvidas ao longo do ano e muitas outras vão ser executadas em 2024. A maior delas é a expansão da Atenção Primária à Saúde para cobertura de 100% da população na Atenção Básica. O programa Campina Atende Mais vai ampliar o número de UBS das atuais 121 para 207 e o número de consultórios odontológicos de 64 para 115.

Além disso, o Hospital de Amor, maior referência em oncologia da América Latina, vai começar a funcionar atendendo 350 mulheres por dia para diagnóstico de câncer de mama e câncer do colo do útero. A Prefeitura de Campina Grande está fazendo as adequações no prédio onde seria o novo HCA, que deve receber o Hospital de Amor e o Hospital Materno Infantil.

Codecom

 
Botão Voltar ao topo