RESÍDUOS SÓLIDOS Prefeitura de Campina Grande vai formalizar contratos de prestação de serviços de grupos de catadores

Dr. Geraldo Nobre, na reunião com os representantes das Cooperativas. Sesuma avança nas parcerias.

 

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), vai contratar cooperativas e associações de catadores de material recicláveis do Município. Por decisão do prefeito Romero Rodrigues, serão beneficiados com contratos de prestação de serviços os grupos de catadores organizados na cidade.
A decisão foi tomada durante reunião recente conduzida pelo secretário Geraldo Nobre, de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com dirigentes das associações e cooperativas e representantes das universidades públicas parceiras.

As associações e cooperativas que já fazem a coleta seletiva em Campina Grande, por meio do Programa Recicla Campina, vão receber por cada tonelada de resíduos sólidos que é retirada da cidade.

Essa nova etapa da parceria entre o poder público e as entidades está prevista em uma das diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado em 2014 e que atende à lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Através da contratação dos catadores, poderá ser efetivada e institucionalizada a coleta seletiva. A inserção sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis, pois serão remunerados pelos serviços executados, é outra importante conquista.

Participaram da reunião, conduzida por Geraldo Nobre, Rafaela Oliveira (engenheira e coordenadora do programa Recicla Campina), e as presidentes Lucicleide Nascimento (Cooperativa Cotramare), Maria de Lourdes (Cooperativa Catamais), Solange Venâncio (Associação CAVI), Maria José (Arensa), Jeane Silva, Bárbara Santos (GGEA/UEPB) e as professoras doutoras Mônica Maria (UEPB), Luiza Cirne (UFCG) e Crislene Morais (UFCG).

Load More Related Articles
.