DestaquesNotícias

Referência nacional: STTP participa da elaboração de guia de gestão de velocidade, da Secretaria Nacional de Trânsito

Servidores da autarquia foram selecionados para participar do desenvolvimento do conteúdo do guia e indicaram as experiências desenvolvidas pelo NEAT, para servirem de exemplos para outros municípios do país.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), foi selecionada para participar da elaboração de um guia de gestão de velocidades, que está sendo preparado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o apoio da WRI Brasil, um instituto de pesquisa que atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades.

A escolha da autarquia deu-se após participação de Araci Brasil, gerente de Transportes; e Jonatha Elvys, assessor da Superintendência, no curso internacional em Visão Zero, promovido pelo Ministério da Infraestrutura e pela Senatran, com apoio da Vision Zero Academy da Administração Sueca de Transportes.

Os técnicos da STTP responderam a um questionário em que expuseram as experiências planejadas e realizadas pelo município de Campina Grande, em favor da segurança viária e que são gestadas pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), que tem sido referência nacional, inclusive com premiação da Senatran em 2022. Mais recentemente, o NEAT recebeu Menção Honrosa ao ficar entre os três primeiros colocados na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU), o maior da área na América Latina.

No questionário, os colaboradores da STTP retrataram boas práticas vivenciadas em nível local, especificando temáticas que sirvam de parâmetro para outros municípios, no restante do país.

Segundo o superintendente da Carlos Dunga Júnior, a escolha da STTP e consequente participação na construção do guia de gestão de velocidades, ratifica o reconhecimento que o órgão tem alcançado através das ações que garantem a segurança viária. “O comprometimento do nosso time de colaboradores tem permitido realizar e inovar nos projetos, em cada tomada de decisão, possibilitando que a população de Campina usufrua de uma mobilidade segura, com trânsito mais humano e seguro”, ressaltou.

De acordo com a Senatran, a elaboração do guia segue as diretrizes previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatran), instituído pela Lei 13.614, de 2018, e regulamentado pela Resolução Contran nº 870, de 2021.

Codecom



Botão Voltar ao topo