Queimadas: Fonoaudióloga fala do trabalho prestado às crianças do município

 

 

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

Ele é responsável pela promoção de saúde, prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento de aspectos fonoaudiológicos e alterações que interfiram na comunicação.
Os testes realizados pela Fonoaudióloga na triagem neonatal são os da linguinha, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas conhecida popularmente como “língua presa”, bem como, o teste da orelhinha, que avalia a audição e detecta precocemente algum grau de surdez no bebê.
A informação foi prestada pela fonoaudióloga Karoline Martins,(Karol),  ao programa Caturité nos Municípios, oportunidade que falou do trabalho feito por aquela profissional da saúde, bem como toda equipe envolvida nesse trabalho.

Disse ela, que em Queimadas, todo recém nascido tem acesso gratuito a esta ação preventiva, que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, infecciosas ou assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, o tratamento precoce.
A ação é desenvolvida por uma equipe de profissionais da saúde devidamente treinados o que tem contribuído bastante para a melhoria de vida de todas as crianças do município, sendo essa uma preocupação constante do prefeito Carlinho de Tião, que investe na saúde e bem estar da população.
Por fim, Dra. Karoline falou da importância das ações desenvolvidas nos mais diferentes setores da prefeitura, onde seu gestor, prefeito Carlinho de Tião, tem uma preocupação muito grande com as camadas carentes do município, focando uma maior atuação nos setores da Saúde e Educação

Load More Related Articles
.