Campina GrandeDestaques

Programa Caturité nos Municípios lidera audiência e se aproxima dos 40 anos no ar

O Programa Caturité nos Municípios, que há quase 40 anos vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 17h55, pela Rádio Caturité FM 104.1 e também pelo YouTube (canal Rádio Caturité 104.1), é líder de audiência segundo nova pesquisa realizada pelo conceituado Instituto 6Sigma.

Gabriel Diniz, Ubiratan Cirne e João Capim, campeões de audiência

Os números 

O levantamento, feito com ouvintes apenas de Campina Grande, aponta o programa com dois pontos à frente da segunda colocada. A pesquisa também revelou que toda a programação da Rádio Caturité lidera em todos os horários, com média 4% superior à concorrência.

Embora o estudo tenha se concentrado em Campina Grande, o Caturité nos Municípios é também um dos programas mais ouvidos nos municípios do Compartimento da Borborema, especialmente pelo homem do campo.

Histórico

O programa nasceu em 8 de fevereiro de 1986, idealizado pelo saudoso jornalista e radialista Hugo Ramos de Azevedo, na então Rádio Caturité AM 1050. Com o slogan “O Porta-Voz das Comunidades”, o programa trouxe uma proposta inovadora para a época, tornando-se rapidamente referência no radiojornalismo local e regional.

Transmitindo pelas ondas da AM (Amplitude Modulada), levava informações de Campina Grande e de todo o Compartimento da Borborema, reunindo as principais notícias do dia e da semana.

Com o sucesso e a crescente demanda por informações, Hugo Ramos convidou o então jovem jornalista e radialista Ubiratan Cirne para integrar o elenco. A parceria, marcada pela amizade e pelo compromisso com a boa comunicação, durou 20 anos, até o falecimento de Hugo Ramos, em 2007.

Desde então, coube a Ubiratan Cirne seguir à frente do programa, mantendo a liderança em audiência e a credibilidade conquistada ao longo das décadas.

Reconhecimento e evolução

Em reconhecimento à sua relevância, o programa recebeu, em 1993, o Título de Utilidade Pública da Câmara Municipal de Campina Grande, por propositura do então vereador Manoel Ludgério, sancionada pelo prefeito Félix Araújo Filho.

A história do Caturité nos Municípios ultrapassou as barreiras do tempo e acompanhou as transformações tecnológicas. Com a chegada da internet, Ubiratan Cirne ampliou a presença do programa para as plataformas digitais, mantendo a mesma essência do jornalismo informativo e verdadeiro, agora também acessível pelas redes sociais e pelo YouTube.

Atualmente, o programa se consolida como um dos mais longevos da radiofonia paraibana, prestes a completar 40 anos no ar, em 8 de fevereiro de 2026.

Novas gerações e continuidade

Nos últimos anos, novos talentos passaram pelo programa, como Gabriel Cirne, João Barros, Márcio Furtado, e atualmente, o jovem jornalista Gabriel Diniz integra a produção e apresentação. Na técnica, há 15 anos, o competente  operador de àudio, João Alves,( João Capim).

> “Feliz demais com os números da pesquisa. Agradeço à diretoria da emissora, aos parceiros e, principalmente, aos nossos ouvintes, que passam de geração em geração. Gratidão a Deus por todas essas conquistas, que aumentam ainda mais nossa responsabilidade”, destacou Ubiratan Cirne.

 

Botão Voltar ao topo