DestaquesNotícias

Programa Caturité nos Municípios completa 38 anos de existência nesta quinta-feira, 08 de fevereiro

Fundado pelo saudoso jornalista Hugo Ramos de Azevedo em 1986, é o noticioso mais longínquo da radiofonia paraibana



Dia 08 de fevereiro de 1986, foi quando o saudoso Jornalista e Radialista Hugo Ramos de Azevedo, iniciou na então Rádio Caturité AM 1050, o programa semanal, “Caturité nos Municípios”, “ O Porta Voz das Comunidades.  O Programa contava com uma proposta inovadora para a época, e rapidamente passou a ser referência no radiojornalismo local, e até estados vizinhos, transmitidos pelas ondas da AM (Amplitude Modulada), notícias de Campina Grande e para todo o compartimento da Borborema, reunindo em sua programação, uma vasta apresentação das principais notícias do dia ou da semana para toda região.

Jornalista Hugo Ramos de Azevedo ( in memorian). Fundador do programa em 1986

Com o sucesso do programa, e um universo de informações crescendo, pesou nos ombros do jornalista Hugo Ramos, que de imediato convidou para fazer parte do Cast do Programa o ainda jovem Jornalista e Radialista Ubiratan Cirne. Unidos e irmanados em nome da boa comunicação, os dois profissionais seguiram juntos até o ano de 2007, quando inesperadamente Hugo Ramos faleceu. Após esta parceria que durou 20 anos, coube a Ubiratan Cirne, seguir em frente com o programa, que tem até hoje a maior audiência em Campina Grande, além das dezenas de municípios que até hoje recebem a qualidade técnica e jornalística da Rádio Caturité.

Cobrindo de forma imparcial e profissional, o Jornalista Ubiratan Cirne conduz o programa Caturité nos Municípios, percorrendo os bastidores do poder e das novidades dos municípios, para bem informar os seus ouvintes cativos. Ao longo dos anos, com o reconhecimento público, a Câmara Municipal de Campina Grande, concedeu em no ano de  1993, o Título de Utilidade Pública, ao programa Caturité nos Municípios. A propositura que foi aprovada por unanimidade, teve a iniciativa do então vereador Manoel Ludgério, e sancionada pelo então prefeito, Félix Araújo Filho.

Mas a história do Programa Caturité nos Municípios ultrapassou todas as barreiras do tempo, enfrentando e se aliando à chegada da internet e das redes sociais. Com a chegada da internet, Ubiratan Cirne acompanhou, passo a passo as inovações, aliando e estendendo a sua programação jornalística, as plataformas de streaming, Portal de Notícias, Blog, Facebook, Instagram, apresentando cobertura diária dos fatos de Campina, dos municípios e do mundo, alinhando sua competência e determinação de comunicar, com os diversos modelos de transmissão de informações, sendo elas, pela atual frequência da Rádio Caturité FM 104.1 ou até mesmo pelas mais avançadas formas digitais de comunicação exigidas pelo mercado e pelo cativo e bem informado público ouvinte.

Completando nesta quinta-feira 08 de Fevereiro, 38 anos de existência, o Programa Caturité nos Municípios é considerado um dos mais longínquos, programas radiofônicos da Paraíba, chegando a romper as grandes distâncias, oferecendo  aos seus ouvintes, através das ondas radiofônicas ou pela rede mundial de computadores, a mesma essência do jornalismo informativo e verdadeiro, outrora moldado em sua criação. São 38 anos de comemoração e superação aos mais diversos assuntos e personagens do mundo da política, educação, saúde, polícia, e variedades que passaram pelos microfones do programa, apresentando notícias que interessam e impactam diretamente a vida de todos os ouvintes, ao longo destas quase 4 décadas.

Segundo Ubiratan Cirne, atingir uma marca temporal, sem perder sua essência de “Bem Informar”, faz do Programa Caturité nos Municípios, um exemplo de determinação, profissionalismo e abnegação, alcançados ao longo dos últimos 38 anos de existência e credibilidade, em parceria com a Diocese de Campina Grande.

Ao longo dos últimos anos, o Programa contou com a ilustre colaboração do Radialista João Barros, que foi apresentador anos antes da Voz dos Municípios, na extinta Rádio Borborema, e marcou seu nome em nossa história, bem como, os jovens Gabriel Diniz e Gabriel Cirne, que aprenderam seus primeiros passos na vida radiofônica campinense.  Atualmente o Programa Caturité nos Municípios tem o  reforço do também Radialista e Jornalista Márcio Furtado ( foto) , que uniu forças com Ubiratan Cirne, para manter a tradição dos 38 anos passados, e manter a mesma credibilidade e profissionalismo ao longo dos anos que virão.

Aqui deixamos um convite especial para você, comemorem conosco, e acompanhe de segunda a sexta-feira, o programa Caturité nos Municípios, pela Rádio Caturité FM 104.1, das 16:30 ás 18h, ou pelas plataformas digitais.

( por Márcio Furtado)

 
Botão Voltar ao topo