DestaquesPolítica

Presidente do Senado no 8 de janeiro de 2023, Veneziano participará de ato promovido por Lula que marcará 1 ano dos ataques

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que estava no cargo de Presidente da Casa no dia 8 de janeiro de 2023, participará do ato alusivo à tentativa de derrubada da democracia, que será realizado pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (08/01). A solenidade está marcada para 15h, no Senado. Na ocasião, ocorrerá a entrega simbólica da réplica da Constituição Federal que foi levada da Corte por vândalos.

Veneziano destacou a importância do ato, denominado “Democracia Inabalada”, que marca 1 ano dos atos antidemocráticos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes e tentaram derrubar nossa democracia. O Senador paraibano, que estava na presidência Senado no dia dos ataques, destacou a importância de não deixar essa passagem da história recente do Brasil cair no esquecimento. Ele também lembrou que, recentemente, o Senado Federal fez uma exposição com 50 registros fotográficos de 21 profissionais do Senado e da mídia externa, que registraram os sérios danos à estrutura da sede dos três poderes e a tentativa de derrubada da nossa democracia.

Parlamentares internacionais elogiaram a atuação de Veneziano diante dos atos antidemocráticos

Veneziano recebeu recentemente, em Brasília, uma comitiva de parlamentares do Reino Unido, que atuam no âmbito da União Interparlamentar – UIP. Durante a reunião, os parlamentares lembraram o lamentável episódio do dia 8 de janeiro e disseram ter acompanhado com a devida atenção os fatos ocorridos. Eles elogiaram a atuação e a tomada de providências imediatas de Veneziano, à época presidindo o Senado. Participaram da reunião os seguintes parlamentares: Holly Sloan, Fabian Hamilton, Karen Bradley, Jason McCartney, Kim Johnson, Mark Pawsey e Rosalind Scott, além de assessores e membros das embaixadas dos dois países.

“É preciso não esquecer atos antidemocráticos como esses para que nunca mais eles se repitam na história do nosso País”, disse Veneziano, ao atender o convite do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) e confirmar presença no ato desta segunda-feira.

Assessoria de Imprensa



Botão Voltar ao topo