Prefeitura de Montadas investe em energia solar nas escolas municipais

Desde o início de seu primeiro mandato, o prefeito de Montadas Jonas de Souza (PSD) tem investido fortemente na educação, criando mecanismos para valorização dos professores, passando pelo investimento nos alunos propiciando melhor comidade através de um ambicioso programa de reforma e ampliação da Rede Municipal de ensino, com todas as unidades recebendo investimentos maciços nas suas infraestruturas.

A principal escola da Rede Municipal, o EMEFEAS, que começou a receber uma super reforma e ampliação ainda no primeiro mandato de Jonas de Souza, transformou-se numa das principais unidades de ensino público da Paraíba, sendo comparada com estruturas de escolas particulares de todo o estado.

“Todas as escolas receberam a instalação de ar condicionado para que o aluno e o professor possam ter maior conforto e qualidade nas aula, com salas climatizadas beneficiando alunos e professores”, disse a secretária de educação Neuracir de Souza.

Preocupado com o alto consumo de energia elétrica, o prefeito de Montadas iniciou um ambicioso projeto para instalar usinas de energia solar nas escolas da rede de ensino.

O sistema de energia solar nas escolas da rede municipal de educação de Montadas começou pela principal escola da Rede, A Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza e avançará para as outras escolas, a previsão é que ainda em março, esteja em pleno funcionamento   a unidade geradora de energia solar no EMEFEAS como é conhecida a escola e as outras unidades ainda nesse semestre.

“A energia gerada pela escola será suficiente para abastecer a unidade de ensino e nossa previsão é que no futuro sobre energia para outras unidades da nossa gestão, como prédios de outras secretarias”, afirmou Jonas de Souza.

O projeto é constituído por sistemas geradores fotovoltaicos que geram energia elétrica através da luz solar e injetam na rede da Energisa a produção, recebendo posteriormente esta produção em créditos na conta de energia e foi todo realizado nessa etapa com recursos próprios.

“Este é um investimento importante para Montadas. Além de resultar em uma economia significativa para os cofres públicos, prima pela sustentabilidade. A geração de energia limpa neste período corresponderá ao plantio de 39 mil árvores, com a redução na emissão de CO2 equivalente a 12 milhões de quilômetros rodados por um automóvel, é assim que estamos construindo uma Montadas para o Futuro, inteligente, sustentável e humana”, destaca o prefeito Jonas de Souza.

A área de placas instaladas esta instalada na própria escola, dentro de um planejamento técnico da obra, quando elaborada a reconstrução da Escola, o que consolida o projeto como o maior de instalação de energia renovável realizado dentro do município.  A instalação na escola municipal está recebendo os painéis fotovoltaicos, instalações de cabos e receptores para distribuir e armazenar energia nas salas de aulas, sistema de climatização e iluminação.

a                   

(Ascom-PMLS)

Load More Related Articles
.