DestaquesNotícias

Prefeitura de Campina Grande segue em alerta devido às chuvas registradas e intensifica limpeza nos canais do Município

Açude Velho sangrou após vários meses com baixo volume de águas. E Sesuma volta a pedir colaboração da população para que não jogue lixo ou outros objetos nos canais e galerias da cidade, permitindo assim o fluxo livre das águas.



Pelo terceiro dia seguido Campina Grande amanheceu com muita chuva, o que tem mantido equipes da Prefeitura em alerta devido ao excessivo volume de água que vem sendo registrado na região. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) continua intensificando os trabalhos de limpeza em vários pontos da cidade, para que a população não venha sofrer com os alagamentos.

“Tivemos ontem algumas ocorrências, mas todas atendidas pelas nossas equipes de plantão, especialmente pelo DEMAN (Departamento de Manutenção). Atendemos no Distrito dos Mecânicos, em uma casa com a construção abaixo do nível da rua, que ficou alagada. Fizemos a drenagem naquele ponto de alagamento e deu tudo certo”, disse Sargento Neto, secretário da Sesuma.

Com relação ao alto nível de água que chamou atenção, no canal que segue para o Açude Velho, o secretário Sargento Neto explicou todo o trabalho que foi executado para que as águas pudessem desaguar no cartão postal da cidade, renovando e sangrando o volume daquele açude.

“Fizemos aquele barramento e devido as chuvas que desciam no riacho das piabas foram para o açude velho, renovando e transbordando novas águas no local. O canal estava muito cheio, mas foi devido a uma questão técnica que deu certo, pois quando ocorreu o sangramento, retiramos o barramento e a água voltou ao nível normal”, explicou o secretário.

Outra ação nesta-quinta-feira, foi a limpeza do canal próximo a ponte que interliga os bairros da Catingueira e Cidades.

Sargento Neto voltou a pedir a colaboração da população, para que não descarte lixo nos canais, já que tudo acaba seguindo para o Açude Velho ou entupindo galerias da cidade.

“Fomos também no Açude Velho, que sangrou devido às fortes chuvas e temos algumas equipes por lá, fazendo a limpeza. Isso ocorre porque as pessoas jogam lixos nos canais, que despejam no Açude Velho. Estamos com balsas para retirar todo esse lixo. Estamos ainda com um trabalho em conjunto com outras secretarias e temos telefones à disposição da população, já que temos equipes de plantão 24 horas para atender qualquer ocorrência, a exemplo da queda de árvores, caso isso aconteça”, declarou o Sargento Neto.

Cerca de dez toneladas de entulhos, lixo e até móveis já foram retiradas do Açude Velho e dos canais, a exemplo de colchões, sofá, plástico e garrafas, entre outros materiais. Dez agentes de limpeza seguem retirando todo lixo com balsa para deixar tudo limpo dentro do açude e sem odores desagradáveis.

“Voltamos a pedir a colaboração da cidade, da população, para que não jogue lixo nos canais e galerias, para não dificultar o nosso trabalho e deixar o caminho das águas livre. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa Secretaria, através dos números: 3310 -6125 (Limpeza Urbana), 3310-6127 (Departamento de Manutenção – Tapa buracos, limpeza de canais, galerias), 3310 6115 (Geral), 3341 0600 (Meio Ambiente – Poda de árvores), 9 9396 4356 (Whatsapp)”.



Botão Voltar ao topo