Prefeitura de Campina Grande mantém Programa de Coleta Seletiva e realiza seminário para celebrar Dia Mundial da Reciclagem

Evento será online e acontecerá na próxima sexta-feira com palestras e debates

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), mantém desde 2019, um Programa de Coleta Seletiva realizado em parceria com as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Trata-se do Programa Recicla Campina.

Criado na gestão Romero Rodrigues, e intensificado no governo Bruno Cunha Lima, o objetivo principal do programa Recicla Campina é promover a reintrodução dos resíduos sólidos recicláveis, gerados no município para o ciclo produtivo, garantindo a reciclagem desses materiais que, normalmente, seriam dispostos de forma inadequada no meio ambiente. O Recicla Campina promove a redução da utilização dos recursos naturais, a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis e a efetivação de Diretrizes previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Campina Grande – PMGIRS/CG ( Lei Complementar 087/2014).

O serviço da coleta de resíduos sólidos recicláveis é disponibilizado para toda a população e é realizado em todos os bairros do município, e além da questão ambiental, garante a sobrevivência de dezenas de pais e famílias, porque toda renda com a venda desses produtos é dividida entre as cooperativas e seus cooperados.

Para ter acesso ao serviço é muito simples. Basta o cidadão separar seus resíduos corretamente e entrar em contato com a equipe responsável, através do número 3310-6125 para realização do cadastro, onde serão informados os seguintes dados: nome, telefone, endereço, ponto de referência.

Deste modo, o endereço cadastrado passa a ser atendido, uma vez por semana, conforme as rotas da coleta seletiva. Outra forma de destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos recicláveis é através dos 19 Pontos de entrega Voluntária (PEVs) distribuídos em diversas localidades do município, de acordo com a relação abaixo.

Praças da Bandeira da Unesc ( centro); praças do Rosário, bairro da Prata; do Sandra Cavalcanti; do Conjunto dos Professores; da rua Damasco (Santa Rosa); Parques da Liberdade, da Criança e Linear, do Tambor; Feira das Malvinas; Monumento dos Tropeiros, Açude Velho; Terminal de Ônibus do Complexo Aluízio Campos: Mercado Público, Distrito de Galante; Cooperativas, Catamais, Velame: Arensa, Portal Sudoeste; Cata Campina, Portal Sudoeste; Cavi, Mutirão;Cotramare, Monte Santo, e Centro de Ciências Biológicas e Saúde/UEPB, bairro de Bodocongó.

Dia Mundial da Reciclagem
Nesta segunda-feira, 17, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem e a Prefeitura de Campina Grande, para celebrar a data, realizará na próxima sexta-feira, 21, o seminário online “Discutindo a Reciclagem em Campina Grande/PB”. O Seminário contará com palestras, debates e mediação. A transmissão será às 8h e acontecerá pelo canal oficial da Prefeitura Municipal youtube.com/pmcgoficial

Uma das palestrantes será Rafaela de Oliveira (PMCG/SESUMA), engenheira de Materiais pela UFCG, especialista em Engenharia Ambiental e mestranda em Ciência e Engenharia de Materiais, com linha de pesquisa na área de Reciclagem dos Materiais; atuação em gestão de Resíduos Sólidos e Licenciamento Ambiental; coordenadora do Projeto Recicla São João e do Programa Recicla Campina.

Codecom

Load More Related Articles
.