Prefeitura de Campina Grande intensifica trabalho de higienização e limpeza de ruas e canais do Município

 

A Prefeitura de Campina Grande vem mantendo um ritmo acelerado, não apenas no trabalho de varrição e coleta do lixo, mas também na higienização e lavagem dos espaços públicos, calçadas e avenidas centrais. Todo o trabalho é realizado por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Outra ação permanente tem sido a limpeza e desobstrução de canais, alvos da população que insiste em jogar lixo, inclusive móveis e eletrodomésticos: camas, sofás, colchões, geladeiras e fogões. Em algumas ocasiões esse procedimento já provocou a obstrução de canais da cidade.

Na noite desta quinta-feira, 10, a higienização foi intensificada na praça no Terminal de Integração de Passageiros, Arcas Centrais, avenida Venâncio Neiva (próximo ao posto de saúde Francisco Pinto), Floriano Peixoto (área da Prefeitura), Rodoviária Velha e na Feirinha de Frutas.

No Calçadão da Cardoso Vieira e na rua Marques do Herval essa ação tem sido diária. Nas praças da Bandeira e Clementino Procópio, por trás do antigo cinema Capitólio, também foi realizada uma ação de limpeza.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre Cavalcante, informou que a brigada de higienização da Sesuma usa na desinfecção de ruas um carro pipa e, em algumas situações, tratores com equipamentos de aspersão de produtos químicos com fins sanitários. “São usados, notadamente, cloro e outros produtos de limpeza, como sabão em pó, detergente e desinfetante. E os trabalhadores são protegidos com EPIs”, disse.

Durante o pico da pandemia em 2020 e início de 2021, na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, esse trabalho foi fundamental, higienizando repartições públicas, unidades de saúde, feiras, condomínios, principais avenidas da cidade. Essa ação continua na gestão Bruno Cunha Lima, também em parceria com a STTP e a Secretaria de Saúde, precisamente nos locais com maior fluxo de pessoas.

Canais

Utilizando equipamentos como retroescavadeiras, pás mecânicas, caçambas e o trabalho manual, a Sesuma mantém ainda as ações de limpeza dos canais existentes na cidade, principalmente o Canal do Prado, da Fiep, Cachoeira, Bodocongó, Ramadinha, Acácio Figueiredo, Malvinas, Tambor e do Santa Rosa.

“Infelizmente, a gestão é obrigada a investir recursos públicos para este tipo de ação, que poderia ser evitada se a população contribuísse. Enquanto não houver essa conscientização, já que temos uma coleta regular e de excelência na cidade, por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, vamos continuar fazendo a nossa parte, para evitar danos maiores, em período chuvoso, além de contribuir com o meio ambiente e a qualidade de vida da nossa população”, falou o secretário Geraldo Nobre.

Codecom

Load More Related Articles
.