Prefeitura de Campina Grande inicia vacinação contra influenza e sarampo na próxima segunda-feira

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande vai iniciar as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo na próxima segunda-feira, 4 de abril. A vacinação contra o sarampo será para crianças de 6 meses até menores de 5 anos de idade e também para a atualização dos profissionais de saúde que não receberam a vacina no tempo adequado. Já vacinação contra a influenza (gripe) vai começar pelos idosos de 80 anos acima e os trabalhadores de saúde, inicialmente para os que atuam em hospitais e nas Unidades Básicas de Saúde.

As vacinas contra o sarampo para as crianças e contra a influenza para os idosos serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Saúde e nas Policlínicas. Para os trabalhadores da saúde, as duas vacinas serão ofertadas nos próprios locais de trabalho, que são os hospitais e as UBS. Em Campina Grande são mais de 40 mil idosos, sendo cerca de 15 mil a partir de 80 anos. Há também mais de 20 mil trabalhadores da saúde no município.

A vacina contra influenza protege contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e contra um tipo de influenza B (Victoria). Ela é aplicada em dose única para adultos e crianças que já se vacinaram anteriormente e em duas doses, com intervalo de 30 dias, para crianças que estão tomando a vacina pela primeira vez.

Prioridades

Os grupos prioritários são os idosos de 60 anos acima, profissionais de saúde, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes e puérperas, professores, trabalhadores das forças de segurança, pessoas com comorbidades, pessoas em privação de liberdade, povos indígenas e quilombolas, entre outros. A vacinação será ampliada para os demais grupos à medida em que forem enviadas mais doses.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que imuniza também da caxumba e da rubéola. Nas crianças são aplicadas duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre uma e outra. O esquema vacinal deve ser iniciado a partir de 6 meses de vida até em crianças menores de 05 anos de idade. No caso dos trabalhadores de saúde, o esquema vacinal deve ser iniciado ou completado, caso não tenha recebido duas doses anteriormente.

Codecom

Load More Related Articles
.