Notícias

Prefeitura de Campina Grande concretizou a pavimentação de 150 ruas ao longo de 2021

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Obras (Secob) e Serviços Urbanos (Sesuma), realizou ao longo de 2021 a pavimentação de ruas em todas as áreas da cidade, possibilitando, assim, a melhoria das condições de mobilidade urbana. Segundo o prefeito Bruno Cunha Lima, foram beneficiadas com calçamento ou asfaltamento 150 vias, o que representa, em sua avaliação, importante ação de infraestrutura.

Com isso, o prefeito comemora mais um feito administrativo da atual gestão em atendimento a antigas demandas da comunidade na área de infraestrutura e de mobilidade urbana. “De fato, ao longo do ano, 150 ruas foram beneficiadas com a pavimentação asfáltica ou em paralelepípedo, possibilitando a elevação da qualidade de vida da população, sobretudo de quem mora nas áreas periféricas”, comentou.

O prefeito Bruno Cunha Lima garante que, não obstante o grau já atingido na área de mobilidade urbana, as obras de pavimentação vão continuar avançando em todas as regiões das zonas urbana e rural, pois Campina Grande vem ganhando obras fundamentais para a melhoria da circulação de veículos diversos, especialmente da frota dos transportes coletivos. Além das 150 ruas pavimentadas nos últimos meses – entre calçamento e asfalto – cerca de 200 vias de vários bairros da cidade passam por processo de licitação para o atendimento de demandas históricas da população.

A iluminação também foi o forte de Campina

Como exemplos do trabalho até agora realizado, destaca-se, entre outras, a pavimentação asfáltica da rua Florípedes Coutinho, considerada como uma das principais vias do bairro de Bodocongó. Os serviços de recapeamento asfáltico naquela via aconteceram em trecho de 1,5 km de extensão, com investimentos que chegaram a quase R$ 2 milhões em atendimento a reivindicações da população.

Já no bairro Novo Cruzeiro, houve também a entrega de ruas pavimentadas pela Prefeitura de Campina Grande. A inauguração aconteceu na rua Joel Pereira Cavalcante, onde os moradores contemplaram a concretização de um sonho de quase 30 anos. Também foi beneficiada a rua Maria Ivete Pedrosa de Albuquerque.

O cronograma de inaugurações também contemplou obras de pavimentação em bairros como Presidente Médici, Três Irmãs e outras áreas da cidade. Já no centro, entre outras ruas beneficiadas com a recuperação asfáltica, se destacou a Vigolvino Wanderley, uma das mais movimentadas da cidade. Diversas ruas ainda foram contempladas com a recuperação de calçadas e de seus canteiros centrais, a exemplo da Raimundo Alves da Silva e Epitácio Pessoa, no centro.

Obras de drenagem e pavimentação foram feitas na Rua Alzira Figueiredo, no bairro de Sandra Cavalcante, uma das vias de acesso ao terreno do futuro hospital que a Unimed vai construir na cidade. A obra de pavimentação representou um investimento superior a R$ 1 milhão e foi realizada em parceria público-privada entre o plano de saúde, a Construtora Cipresa e a Prefeitura de Campina Grande.

Obras de pavimentação de ruas também foram feitas no bairro Presidente Médici. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a prefeitura implantou paralelepípedos nas ruas Samuel Araújo Diniz, Josias Alexandre, Evaldo Gonzaga e José Estevão de Araújo.

Ainda foram beneficiadas ao longo de 2021 importantes vias, a exemplo da Avenida Cônsul Noujaim Habib (trecho Jornalista Assis Chateaubriand e Rotatória do Parque da Criança), rua Antenor Navarro (trecho Avenida Floriano Peixoto/Quinze de Novembro), rua Peregrino de Carvalho (trecho Afonso Campos/rua Barão do Abiaí), rua Joana D’Arc de Arruda (trecho Pedro Costa Agra/Campos Sales), rua João Tavares (trecho Afonso Campos/Dr. Severino Cruz), rua Frei Caneca (Avenida Floriano Peixoto/Sebastião Donato), rua Ladislau Rodrigues de Souza (trecho Oswaldo Cruz/Almeida Barreto) e muitas outras.

Como parte também deste esforço, o prefeito Bruno Cunha Lima também em 2021 o Programa Campina Bem Cuidada, que também contempla a pavimentação das ruas de bairros como Santa Rosa, Sandra Cavalcante e vários outros da cidade.

Cagepa

Neste primeiro ano de gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, o governo municipal passou a enviar à Gerência local da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com antecedência de até 60 dias, o cronograma ou lista completa das ruas que passarão por processo de pavimentação asfáltica em Campina Grande. A meta objetiva é fazer com que a Cagepa efetive a manutenção preventiva nas ruas antes de serem asfaltadas.

Até hoje, essas ações da companhia estadual em artérias pavimentadas pela Prefeitura, gerando transtornos e prejudicando as obras já executadas pelo município. Bruno lembrou e lamentou que, logo no início do ano, foi feita toda a reestruturação asfáltica do Canal do Prado, na Avenida Noujaim Habib, desde o Parque da Criança até a linha do trem mas, 10 dias após a conclusão dos serviços, foi aberto um buraco naquela via e, em seguida, feito um “remendo de péssima qualidade”.

Iluminação pública

Além da pavimentação de dezenas de ruas, Campina Grande destaca-se pela execução do programa destinado à instalação e substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED. Foram mais de 2.500 pontos de iluminação modernizada em led instalados na cidade durante o primeiro ano da gestão.

Conforme Bruno Cunha Lima, são inúmeras as vantagens advindas com a substituição das luminárias antigas por LED em termos de economia, conforto e segurança para a comunidade. Além disso, o LED é mais potente e mais econômico, pois tem maior durabilidade. Outra vantagem é que o trabalho de substituição é feito de forma rápida.

O programa de iluminação pública vem ganhando cada vez mais notoriedade nos últimos anos, sendo um dos programas mais bem sucedidos da gestão pública municipal. No que se refere aos benefícios do programa, há um ganho para o cidadão em ter uma melhor visualização e segurança das vias públicas, permitindo que os espaços públicos sejam mais bem aproveitados e explorados para práticas de lazer e de mobilidade. Além disso, o programa leva luz a escuridão nas localidades distantes ao centro urbano, permitindo a inclusão de famílias e o benefício para as localidades rurais.

Entre as muitas áreas beneficiadas, podem ser citadas a comunidade Três Irmãs, rua Joaquim Marques Patrício (São José da Mata), BR-104 (bairro das Nações), rua Sebastião Ataíde da Cunha (Itararé), rua Geni Barbosa Ferreira (Nova Brasília), rua Luxemburgo (Cuités), rua Maria de Lourdes Crispim (bairro Universitário), rua José Gonçalves de Lucena (Rosa Cruz) e dezenas de outras vias da cidade.

Codecom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo