DestaquesNotícias

Prefeitura de Campina convida setor econômico de Campina Grande para reunião nesta semana

Em um cenário econômico nacional impactado por diversas variáveis, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de julho de 2023 em Campina Grande, refletem a tendência de desafios enfrentados em todo o país. Com isso, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), convida representantes de diversos setores da cidade para uma reunião estratégica, que acontecerá nesta semana, para traçar objetivos em pequeno e longo prazos.

’Os dados divulgados pelo Caged revelam uma queda no número de admissões e contratações no Município, alinhando-se à redução de 36% registrada no Brasil em relação ao mesmo mês do ano anterior’, explica a secretária Laryssa Almeida, titular da SEDE. Segundo ela, em julho deste ano, o vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou que o Brasil passou por um intenso processo de desindustrialização nas últimas décadas e que o País precisa agir, promovendo uma nova indústria, uma neoindustrialização verde. ’Esta visão, alinhada com os desafios do cenário nacional, tem influenciado as estratégias adotadas em Campina Grande, onde o poder público e a iniciativa privada têm trabalhado juntos para criar uma economia mais diversificada e sustentável’, destaca Laryssa Almeida.

Através da SEDE, a secretária ressalta que a Prefeitura tem trabalhado, incansavelmente, para fomentar a geração de empregos e renda na cidade.

’Um exemplo notável é o programa Impulse Campina powered by InovAtiva que tem como objetivo a aceleração de projetos inovadores do ecossistema paraibano de forma 100% gratuita’, aponta ela. O programa, que está em sua segunda edição, segue capacitando 25 ideias inovadoras com uma estrutura que inclui mentores renomados, profissionais capacitados e uma rede de apoio colaborativa que acompanha todo o processo de execução de seus respectivos projetos, além da participação em eventos de renome nacional para os integrantes do programa.

Além disso, a titular da SEDE observa que Campina Grande é conhecida por seu compromisso em promover a Educação e a formação profissional, preparando a força de trabalho local para os desafios do mercado atual. Neste ano, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, alcançou a meta de 1.000 pessoas formadas pelos seus cursos profissionalizantes, realizados em várias regiões da cidade. Existem alunos que conseguiram entrar no mercado de trabalho após finalizarem os cursos oferecidos pela gestão municipal.

Reunião estratégica

Sobre a convocação de representantes dos diversos setores econômicos da cidade, para uma reunião estratégica nos próximos dias, Laryssa Almeida revela o objetivo: analisar os dados do CAGED com precisão, entender os desafios específicos enfrentados pelos setores e estudar a implementação de ações que impulsionem o crescimento econômico de Campina Grande.

’É um esforço conjunto, envolvendo o setor público e o privado, para enfrentar os desafios e construir um futuro melhor para nossa cidade’, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico.

“Nós, da gestão municipal, estamos comprometidos em ouvir as demandas da comunidade empresarial e, assim, atuarmos juntos no fortalecimento da economia local. Unidos estaremos construindo um caminho sólido em direção a um futuro mais promissor à nossa cidade”, afirmou Laryssa.

(noticia1campina- foto Leonardo Silva- Codecom)



Botão Voltar ao topo