CidadesDestaques

Prefeitura conclui e entrega reestruturação do Centro Obstétrico do ISEA

Com 17 leitos, nova sala de partos integra o conjunto de melhorias realizado no Isea, nos últimos três ano.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a requalificação do Centro Obstétrico (Sala de Parto) do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). A entrega oficial do novo espaço ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, como parte da série de inaugurações promovidas pelo prefeito Bruno Cunha Lima ao longo da semana.

O renovado Centro Obstétrico, que dispõe de 17 leitos, passou por uma ampla reforma. As melhorias incluem a renovação completa do sistema elétrico, instalação de um novo sistema de iluminação, trocas de piso e janelas, pintura, nova canalização de gases, aquisição de novos móveis (camas hospitalares e poltronas) e climatização do ambiente com ar-condicionado. Essas mudanças visam proporcionar maior segurança e conforto às gestantes atendidas na maternidade.

O secretário de saúde, Dunga Jr., celebrou a entrega da nova sala de parto do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), destacando sua modernização e novos equipamentos. Ele afirmou: “Essa maternidade atende não só a Campina Grande, mas também a toda a região, são mais de 180 municípios referenciados aqui para os partos do Izéia. E o prefeito Bruno entrega essa nova, moderna sala de parto, com uma sala muito equipada, com equipamentos novos para garantir a quem vem usar o serviço do Isea”, afirmou.

No Centro Obstétrico do Isea são realizados partos naturais e monitoramento do trabalho de parto. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional composta por obstetras, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, que colaboram na assistência e realização dos partos.

Desde 2021, a atual gestão tem promovido diversas reformas em todas as dependências do Isea, sem interromper os serviços prestados às gestantes. As melhorias incluem a reestruturação da Ala das Flores, que possui 54 leitos, da UTI Neonatal, da Ala Canguru, do Berçário Intermediário e a ambiência da Triagem Neonatal (consultórios e ambulatórios). Também estão em andamento as reformas do Centro de Parto Normal e do Centro Cirúrgico. Outras iniciativas incluem a revitalização de enfermarias, reestruturação do Planejamento Familiar para inserção do DIU e realização de cirurgias de laqueadura e vasectomia, construção da UTI Semi-Intensiva com dez leitos para recém-nascidos e aquisição de novos equipamentos para diversos setores do hospital.

“Nos últimos três anos nós realizamos uma série de ações aqui, desde a revitalização da maior ala, que é a Ala das Flores, como também na rede elétrica, bem como modernização e, agora, uma nova sala de partos. Nós proporcionamos aqui ao Isea, com todos esses investimentos, a garantia que ela siga sendo uma referência para o estado”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Com quase 73 anos de história, o Isea é a maior maternidade pública da Paraíba e referência regional em alta complexidade obstétrica para mais de 189 municípios do estado. Em 2023, a instituição realizou mais de 5.600 partos, a maioria de mães oriundas de outros municípios.

A reestruturação do Centro Obstétrico representa um avanço significativo na qualidade do atendimento às gestantes e reforça o compromisso da Prefeitura de Campina Grande em proporcionar um serviço de saúde de excelência para a população.

Codecom

Botão Voltar ao topo