DestaquesNotícias

Prefeito Bruno participa de solenidade na STTP para explanação da recente premiação recebida pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT)

O prefeito Bruno Cunha Lima e o superintendente da STTP, Carlos Dunga Jr., estiveram participando na manhã desta terça-feira, 27, de uma solenidade para apresentação da Menção Honrosa recebida pela Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, o maior da área na América Latina. O NEAT ficou entre os três primeiros colocados na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”.

O evento foi realizado na nova sede da STTP, localizada na Av. Brasília, ao lado do Partage Shopping (antiga Niscar), e contou com a participação de membros representantes do Sistema Nacional de Trânsito e que também são integrantes do NEAT (PRF, SAMU, CPTRan, Corpo de Bombeiros e Hospital de Trauma).

A premiação foi recebida na sexta-feira, 23, durante o evento PMU, que ocorreu no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, capital. O Agente de Trânsito, Jefferson Farias, idealizador do NEAT, e o gerente de Trânsito da STTP, Gustavo Alvarez, receberam a premiação, representando o superintendente da autarquia de trânsito campinense, Carlos Dunga Júnior.

Depois de passar por uma seleção do PMU, o NEAT concorreu, na final, com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (SP) e São Paulo (SP). Segundo o site do PMU, o objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.

Durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira, na sede da STTP, Dunga falou sobre a alegria e da responsabilidade de mais um agraciamento recebido pelo NEAT, fazendo um relato histórico desde a sua criação até o momento atual, que tem elevado o nome de Campina Grande como referencia nacional. “alegria imensa em compartilhar essa premiação, resultado de toda uma equipe aguerrida e comprometida, e que conta sempre com o apoio irrestrito do prefeito Bruno. É um time inteiro entendendo, discutindo e trabalhando para salvar vidas”, disse o dirigente, destacando ainda as novas instalações do órgão.

O prefeito Bruno em sua fala, enfatizou que não tem dúvidas do trabalho que vem sendo realizado por todos da STTP, em todas as esferas do órgão, destacando as inúmeras ações, seja no transporte público ou no trânsito, que tem garantido resultados positivos para a mobilidade urbana da cidade, e sempre num sentimento de empreendedorismo exportando a cidade para todo o país.

“Temos orgulho dessa equipe de servidores que são dedicados e que sempre tem desenvolvido ações e projetos com espírito empreendedor e com a valorização do serviço público”, comentou o prefeito, destacando ainda o apoio e a colaboração de demais órgãos da administração pública, culminando com o sucesso do NEAT.

O agente supervisor de trânsito, Jefferson Farias, fez a entrega oficial ao prefeito Bruno da placa de Menção Honrosa, recebida por ele em São Paulo, e destacou do reconhecimento nacional que o NEAT vem recebendo, fruto de um trabalho cooperativo entre as forças de segurança de trânsito, e de toda a equipe de colaboradores da STTP.

Ocasionalmente durante a solenidade ainda foi lançado e apresentado aos presentes, pelo também agente de trânsito, Helder Carlos, um novo sistema eletrônico de atendimento ao público pelo WhatsApp Mobilidade.

Agora o “Agente de Trânsito virtual Bernardo” vai direcionar as demandas da população de forma intuitiva e didática, direcionando todas as solicitações para os setores específicos ou para o sistema 1doc. Quando necessário, o atendimento será direcionado para o servidor humano.

O nome Bernardo é em homenagem ao Agente de Trânsito homônimo, falecido em 2016, devido a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Ainda estiveram presentes à solenidade: gerentes, colaboradores, agentes de trânsito, fiscais de transportes, colaboradores e servidores da STTP; os vereadores Marinaldo Cardoso – presidente da Câmara, Saulo Germano, Aldo ocabral, Jandui Ferreira, Dinho Papaléguas, Rui da Ceasa e Alexandre Pereira; os secretários Gilbran Asfora (chefe de Gabinete) e, Ricardo Wagner Controlador Geral do Municipio); o novo chefe da PRF, Delagacia de Campina Grande, inspetor José Jocenio Braga, acompanhado do inspetor PRF Célio Di Pace; o Ten. Glaucio, Sub-Comandannte da CPTran; e o Dr. Ismael Kim, Coordenador do SAMU, além de outros convidados.

Ao final da solenidade, o prefeito Bruno e o superintendente Dunga Junior, fizeram uma apresentação da nova sede aos vereadores e convidados, e em seguida foi servido um lanche junino a todos os convidados.

Sobre o NEAT

O NEAT foi criado em 2021. As reuniões do NEAT acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação.

Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU.

Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam.

Codecom



Botão Voltar ao topo