DestaquesNotícias

Prefeito Bruno lança Programa Tarifa Zero e anuncia que Campina terá ônibus gratuito nos próximos domingo, 17 e sábado, 23 de dezembro

A partir de fevereiro, em todo primeiro sábado de cada mês haverá gratuidade para os passageiros.

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou nesta quinta-feira, 14, o Programa Tarifa Zero, anunciando que durante o mês de dezembro os passageiros terão gratuidade no transporte público municipal nos próximos domingo, 17 e no sábado, 23.

A iniciativa tem como objetivo não apenas fomentar a economia no comércio local, mas também proporcionar a geração de novos empregos e promover economia para trabalhadores que utilizam o transporte público, bem como viabilizar para a população o descolamento gratuito para atividades familiares e de lazer.

Além da operação especial no mês de dezembro, o Programa Tarifa Zero passará a funcionar a partir de fevereiro em todo primeiro sábado de cada mês. Lançado durante entrevista coletiva no auditório da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), o Programa foi elaborado pela Prefeitura, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), por uma iniciativa do prefeito Bruno Cunha Lima, que procurou a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir a estrutura do Programa em reuniões técnicas sobre o tema.

“Nós fizemos essa operação durante o Enem, beneficiando os nossos estudantes, e agora estamos repetindo a iniciativa com o Programa Tarifa Zero focado no objetivo de impulsionar a economia local, beneficiando os trabalhadores dos setores do comércio e serviços, que representam 70% da mão de obra ativa da cidade. Campina é uma cidade empreendedora, de um povo trabalhador e a gente acredita e defende quem trabalha. Estamos avançando em uma área que é essencial em Campina, estimulando nosso comércio e de forma que toda a cidade ganha”, afirmou o prefeito.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama, que fez a articulação entre o setor público e privado, o trabalho conjunto vai resultar em um impacto econômico significativo para a cidade. ” É uma união de forças dos setores público e privado realizada a partir do diálogo , que vai gerar resultados para a cidade, com o aumento do movimento no comércio a partir do funcionamento de lojas e serviços em pleno domingo, o que representa emprego e renda garantidos”, comemorou.

O Programa, elaborado pela STTP a partir do diálogo também com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Município (Sitrans), terá uma abrangência impactante para a mobilidade da população.

“Foram cerca de quatro meses construindo o Programa e mais uma vez Campina sai na frente, sendo a primeira cidade da Paraíba a fazer esse tipo de ação. É um marco importante para a cidade “, disse Vitor Ribeiro.

De acordo com a STTP, o número habitual de passageiros aos domingos é de 3,5 a 4 mil, que circulam em uma frota reduzida em relação aos dias úteis, totalizando 23 ônibus.
Houve uma negociação com o Sitrans e a frota vai ser reforçada em função da demanda de passageiros.

Os ônibus começarão a circular a partir das 5h e operarão até as 20h. Habitualmente, aos domingos, os ônibus só operam até as 18h.

Para ter acesso ao transporte gratuito o passageiro precisa apenas apresentar o cartão Nubus. A apresentação servirá para comprovação do uso e produção de dados estatísticos. Para o passageiro que não tiver o cartão Nubus, a tarifa gratuita será liberada mediante apresentação de um documento de identificação ao motorista do ônibus.

Participaram do lançamento do Programa Tarifa Zero o presidente do SindCampina, Divaildo Júnior e o presidente do Sindicato dos Comerciários, José Rogério.

Codecom



Botão Voltar ao topo