CidadesDestaques

Prefeita Eliane Galdino e deputado Adriano Galdino visitam a cadeia de produção do Sisal na Bahia em busca de conhecimento para retomar a produção na Paraíba

A prefeita Eliane Galdino, acompanhada do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, estiveram no município de Valente no interior da Bahia, para conhecer o trabalho realizado com o Sisal e o processamento da fibra, que deu a cidade o título de Capital Mundial do Sisal. Eles também conheceram os projetos sociais realizados pela Fundação APAEB, Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira.

A viagem teve como objetivo trazer para a Paraíba conhecimento da produção do Sisal no município, e retomar a produção do Sisa na Paraíba, em especial na cidade de Pocinhos.

“A Fundação desempenha um papel crucial no fortalecimento econômico e na melhoria das condições de vida das comunidades locais. Uma de suas atividades é a produção de fios naturais e tapetes e carpetes de sisal. Em Pocinhos, nós abraçamos a nossa agricultura e queremos dar um melhor conforto, porque quem está lá na zona rural, merece que a gente leve mais desenvolvimento”, disse a prefeita Eliane.

Adriano explicou que, na década de 60 o maior produtor de Sisal do Brasil era a Paraíba. “Hoje, a maior produção acontece na Bahia. E quando a Paraíba era a maior produtora, o nosso município de Pocinhos era o maior produtor do estado. Atualmente produzimos pouco lá. Por isso estamos aqui para essa visita, pra conhecer um pouco da história do Sisal em Valente”, disse.

O prefeito Ubaldino Amaral ressaltou que a economia do município é impulsionada pelo comércio local, a agricultura familiar, e também o Sisal. “Foi um dia de partilha, em que tivemos a oportunidade de mostrar ao presidente Adriano Galdino e toda a sua comitiva a nossa produção de Sisal e todo o processamento da fibra”, destacou o prefeito de Valente.

 

Botão Voltar ao topo