
Por unanimidade, os 11 vereadores do município de Pocinhos aprovaram um requerimento pelos 35 anos de existência do programa “Caturité nos Municípios”, no último dia 8 de fevereiro. . O programa, exibido pela Rádio Caturité FM 104.1, é apresentado diariamente das 16h30 às 18h, pelo jornalista Ubiratan Cirne, trazendo as informações dos municípios paraibanos. O radiofônico é conhecido como o “porta-voz das comunidades”. O requerimento é de autoria do vereador Memel Chaves, do PROS.
Caturité nos Municípios, foi criado pelo saudoso Jornalista Hugo Ramos de Azevedo, e a estreia foi no fia 08 de fevereiro de 1986. Desde então se mantém n0 ar, de segunda a sexta-feira, com a mesma linha editorial, com um jornalismo dedicado aos municípios, sendo conhecido como o ” Porta Voz das Comunidade”;
Foi reconhecido de Utilidade Pública, através de um projeto de lei em 1993, do então vereador Manoel Ludgério, com sanção do prefeito da época, Félix Araújo.
Desde o início, o jornalista e radialista, faz parte da sua produção, e com a morte de Hugo, assumiu o comando e se mantém no ar, sem nenhuma interrupção.
O jovem radialista Gabriel Diniz, fez estágio de um ano, e mais recente o veterano João Barros, iniciou participação, mas há 1 ano, por conta da pandemia, se afastou, mas Ubiratan continua produzindo e apresentando sozinho, mantendo um alto índice de audiência no horário.
Memel, na sua justificativa, explica que o programa divulga as ações sociais e públicas dos municípios, sendo um importante canal do interesse da coletividade geral. “Acho mais do que justo esse voto de aplauso, já que são décadas de divulgação e elevação do nome da nossa cidade”, justificou, acrescentando o vínculo criado por Ubiratan Cirne com o município, aonde morou, constituiu família, e chegou a receber título de cidadão pocinhense.
O parlamentar também cita que o Caturité nos Municípios é um dos programas de rádio mais antigos da Paraíba, mostrando a sua credibilidade e importância, reconhecido pelo carinho e audiência dos ouvintes espalhados pela zona urbana e rural, atingidos pela 104.1 FM. “Sempre que visito as residências de Pocinhos na zona rural, encontro pessoas com um rádio ligado, acompanhando o programa, a partir das 16h30”, explicou o vereador.
( Ubiratan Cirne e Renato Araújo)