DestaquesNotícias

Poda de árvores em área particular requer autorização prévia da Prefeitura, adverte SESUMA

Diante de alguns questionamentos a respeito do assunto, a Prefeitura de Campina Grande esclarece que a poda de árvores em propriedades particulares é de responsabilidade do proprietário do local. No entanto, para executar a tarefa é necessária uma autorização prévia emitida pela Coordenadoria do Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos- Sesuma, que também disponibiliza pessoas capacitadas para realização desse serviço.

As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de colaborar para a redução do mau cheiro e regular a temperatura. Por isso, existem critérios que definem a necessidade de poda ou supressão de exemplares e que devem ser observados.

O titular da pasta, Geraldo Nobre Cavalcanti, esclarece que existem situações em que a poda (ou podas regulares) e a supressão tornam-se obrigatórias, como, por exemplo, no caso da falta de cuidados que pode resultar em riscos para veículos, pedestres ou residentes, quando pode ocorrer a queda de galhos ou tombamentos de árvores. “ Apesar dos benefícios que as árvores trazem para a saúde, é necessário manter os cuidados”, alertou.

“Algumas pessoas plantam em seus terrenos e não sabem a espécie ou qual altura podem atingir esses exemplares. Se elas não forem cuidadas, podem causar riscos para quem circula próximo, principalmente, no período chuvoso onde os ventos ficam mais fortes. Então, para evitar, orientamos que os proprietários busquem a autorização e diretrizes de como realizar tais serviços”, pontuou o secretário assegurando que a Sesuma, através da Coordenadoria do Meio Ambiente tem técnicos capacitados para orientar a população.

Podas ou supressões realizadas sem autorização da Sesuma, caracterizam crimes ambientais. Assim como deixar de remover os resíduos resultantes da poda de árvores e dar a destinação correta para eles, que são os Ecopontos mais próximos ou o aterro sanitário medição dos resíduos. Quando isso ocorre, os responsáveis são notificados e multados.
Para solicitar autorização para a poda ou supressão de árvores, o proprietário deve se dirigir a sede da Sesuma, rua Vigolvino Wandelery ( Ponto de Cem Réis), bairro da Conceição ou se comunicar através dos números 3310 6115 ou 3341 0600. O município não cobra taxa para poda ou recolhimento dos resíduos.

Codecom



Botão Voltar ao topo