DestaquesParaíba

PB começa 2º semestre com 5 açudes sangrando a mais do que no começo de 2020, diz Aesa



Por G1 PB


PB termina 1º semestre de 2020 com 15 açudes sangrando e 91 em situação normal — Foto: Pedro Honório e Evandro Pereira/Arquivo Pessoal

PB termina 1º semestre de 2020 com 15 açudes sangrando e 91 em situação normal — Foto: Pedro Honório e Evandro Pereira/Arquivo Pessoal

A Paraíba começou o segundo semestre de 2020 com 101 açudes em situação normalizada, com mais de 20% da capacidade total, e outros seis sangrando, cinco a mais do que no começo do ano. Os dados, atualizados nesta sexta-feira (24), foram extraídos do site da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Ainda conforme a Aesa, no primeiro dos últimos seis meses do ano, a Paraíba tem 13 reservatórios em observação, com menos de 20% do volume total; e mais 14 mananciais em situação crítica.

Apenas um manancial paraibano está seco. O açude de Manguape, localizado no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, Agreste do estado, não possuía volume hídrico até a quinta-feira (9).

PB termina 1º semestre de 2020 com 15 açudes sangrando e 91 em situação normal
Situação hídrica do estado melhorou após chuvas
Sangrando: 6Situação normalizada: 101Em observação: 13Situação crítica: 14

Situação normalizada

No início deste ano, apenas 53 reservatórios estavam com situação normalizada, 47 estavam em observação e outros 33 estavam em situação crítica.

O cenário hídrico do estado melhorou desde o início do ano, quando apenas um açude, dos 134 monitorados, estava sangrando.

A melhora na situação hídrica estadual aconteceu devido às chuvas que caíram na Paraíba no primeiro semestre do ano. .

Conforme o levantamento feito pela Aesa nos primeiros seis meses deste ano, a capital paraibana registrou um índice pluviométrico de 1.768,5 milímetros. O volume é maior do que a média histórica esperada para o período, que é de 1.262,7 milímetros. A previsão do ano, que é de 1.850 mm de chuvas, também foi superada.

Boqueirão tem queda de volume após abertura de comportas

Após ter chegado a 3% do volume total, um dos índices mais baixos da história, o açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande, chegou em 2020 a 70,9% do total da sua capacidade, que é de 466 milhões de metros cúbicos de água.

As comportas do manancial foram abertas no início de junho, após autorização da Agência Nacional de Águas (ANA). A medida tem a finalidade de ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o Açude Acauã, que contava apenas com 13,5% de sua capacidade total.

De acordo com o monitoramento da Aesa, após a abertura das comportas o volume do reservatório diminuiu para 66,61% da capacidade total e conta , atualmente, com 310.775.453 metros cúbicos de água.

Botão Voltar ao topo