Pandemia se agrava na Paraíba e Campina Grande entra para Bandeira Laranja

 

O município de Campina Grande e mais 210 cidades passaram a estar enquadrados na bandeira laranja, classificação feita pelo Governo do Estado e que leva em consideração os riscos de transmissão da covid-19, a ocupação de leitos de UTI e a taxa de letalidade do vírus.

A mudança foi oficializada hoje à tarde, com a publicação de um novo relatório pela saúde estadual. Na última classificação, a Paraíba tinha 6 cidades na bandeira vermelha e 138 com a cor laranja. Apenas Baía da Traição estava enquadrada na bandeira verde e 78 cidades, incluindo Campina, estavam classificadas na bandeira amarela.

Agora, com a classificação divulgada hoje, a Paraíba não possui mais nenhuma cidade na bandeira verde. 211 estão na bandeira laranja, 4 na amarela e 8 na vermelha.

O índice de ocupação de leitos de UTI na Paraíba é de 88%. Em João Pessoa e no Sertão esse percentual é de 94%. Já em Campina Grande é de 74%.

Confira aqui a nova classificação

Com a mudança, deverá passar a valer também para Campina as regras do decreto estadual (em vigor até 10 de março) que impõe toque de recolher durante o período noturno, o fechamento de bares e restaurantes a partir das 16h e a suspensão de celebrações religiosas para as cidades com bandeiras vermelha e laranja.

Ano passado Campina Grande já esteve enquadrada com a bandeira laranja, mas flexibilizou algumas medidas.

Há em vigor hoje em Campina, também, um decreto municipal, com medidas menos duras de isolamento. A prefeitura deverá decidir se mantém as regras atuais ou se acompanha as restrições contidas no decreto do Estado.

Se houver conflito, o Judiciário tem se posicionado, na maioria das vezes, a favor das regras mais restritivas.

( JORNALDAPARAIBA.COM.BR)

Load More Related Articles
.