DestaquesParaíba

Opera Paraíba realiza cirurgias bariátricas e vasculares no Hospital de Clínicas de Campina Grande

O programa Opera Paraíba realiza, neste fim de semana, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, 24 cirurgias bariátricas e 20 vasculares. Metade dos procedimentos foi realizada nesse sábado (2) e a outra metade, ocorre neste domingo (3). O hospital, integrante da rede estadual, é uma das referências do programa, criado pelo Governo do Estado para tornar as cirurgias eletivas mais acessível à população.

O diretor-geral da unidade, Thyago Morais, explica que é o maior número de cirurgias de uma mesma especialidade realizadas em apenas um fim de semana. A ação tem o objetivo de dar agilidade à fila de espera do programa. “O propósito do Opera Paraíba, desde o início, sempre foi facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas, e é por isso que temos oferecido nos fins de semana aqui no HC, um volume maior de procedimentos. Ao mesmo tempo que contemplamos mais pessoas, promovemos melhoria na qualidade de vida desses paraibanos”, ressaltou.

A dona de casa Cassiano Firmino, de 31 anos, mora em Esperança e conta que era um sonho realizar a cirurgia bariátrica. “Há mais de 20 anos eu sofro com a obesidade, que me causou diabetes, hipertensão, dores nas pernas, problemas na coluna, então quando eu soube do programa pensei: essa é minha chance. E hoje estou aqui para realizar um sonho e mudar de vida”, lembrou.

Já a agente de saúde do município de São José dos Cordeiros, Rosilda Evaristo, de 54 anos, estava ansiosa pela cirurgia de varizes. “Faz muito tempo que eu sinto incômodo, cansaço, dores insuportáveis nas pernas, muitas vezes eu nem conseguia dormir por conta dessas varizes. Não vejo a hora de melhorar tudo isso e até meu ego, porque as varizes deixam a perna da gente muito feia. Esse programa foi muito bom, não só para mim, como para outros casos”, explicou.

No mês de fevereiro, o Hospital de Clínicas realizou 711 cirurgias eletivas através do programa. Para ser atendido, o usuário precisa procurar a Secretaria de Saúde de seu município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.



Botão Voltar ao topo