CidadesDestaques

Olhar Campina: Estudantes da EJA de sete escolas municipais receberam óculos nesta segunda-feira 

Programa foi iniciado em 2021 e nesta semana contemplou mais um grupo de estudantes da Rede Municipal



Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em sete escolas da Rede Municipal de Educação, receberam na noite desta segunda-feira, 21, seus óculos de grau. A entrega do acessório faz parte do Programa Olhar Campina, uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Campina Grande, coordenada pela Secretaria de Educação (Seduc), que garante a consulta oftalmológica e óculos para os estudantes do Município. Iniciado em 2021, o Olhar Campina já realizou 3.869 consultas e entregou 940 óculos para os estudantes do Ensino Fundamental e EJA. Nesta semana, por exemplo, foram beneficiados 78 alunos do EJA.

Uma das estudantes beneficiadas foi Jucileide Santos, da Escola Ceai João Pereira de Assis. A aluna tem 46 anos e usa óculos desde os 40. Dessa vez, ela teve a oportunidade de ganhar a consulta e recebeu os óculos de forma gratuita.

“Eu já estava precisando renovar minha consulta, aí eu soube que ia ter na escola e fiquei super feliz porque economizei um bocado, tanto com a consulta como com o próprio óculos. Eu gostei demais porque a gente escolheu a armação que mais combinava com nosso rosto e agora é só aposentar o óculos antigo e começar a usar esse novo”, destacou a estudante.

Para a coordenadora do Olhar Campina, Raissa Dantas, o programa tem mudado a vida dos estudantes das escolas municipais, com a possibilidade de garantir a consulta e os óculos totalmente gratuitos.

“Estamos devolvendo qualidade de vida para esses estudantes, porque não é só um exame, não é só um óculos entregue, mas é qualidade de vida e vão enxergar melhor e ajudar na sua aprendizagem. No caso da EJA, às vezes temos pessoas que não têm a oportunidade de pagar uma consulta, às vezes também pode ter a oportunidade de pagar a consulta, mas não tem a oportunidade de ter os óculos. Então, esse programa já une tudo. Nós damos a consulta e também os óculos”, explicou.

Essa era a realidade de Noélia da Silva, 48 anos, que, mesmo precisando, nunca havia usado óculos.

“Já faz um tempinho que eu vinha com dificuldade para ler e escrever. Eu tive mais dificuldade. Aí chegou o projeto Olhar Campina na escola. Já fiz a consulta e hoje é o dia de receber. Agora eu vou começar a usar os óculos e espero conseguir ler melhor na escola e fazer as atividades bem melhor”, declarou.

Inicialmente, os estudantes são encaminhados à consulta oftalmológica. Em seguida escolhem os óculos, de acordo com a preferência de cada um. Após essas duas fases, os estudantes recebem os óculos.

ESCOLAS BENEFICIADAS NESTA FASE

EMEF Apolônia Amorim

EMEF Henrique Guilhermino Barbosa

EMEF Santo Antônio dos Cuités II

EMEF Manoel da Costa Cirne

CEAI Dr. João Pereira de Assis

EMEF Escritora Lourdes Ramalho

EMEF Tiradentes



Botão Voltar ao topo