DestaquesNotícias

Novembro Azul – Deputado ressalta importância do cuidado com a saúde para os homens

O deputado estadual Sargento Neto (PL) aproveitou a campanha Novembro Azul para fazer uma visita ao urologista e reforçar a importância dos cuidados com a saúde para os homens. Segundo ele revelou, há cerca de dez anos faz o acompanhamento e exames preventivos com o médico José Jairo, em Campina Grande.

“O melhor remédio contra o câncer de próstata é a prevenção”, frisou o parlamentar. “É preciso deixar de bobagem e certos tabus em relação ao exame, porque com a saúde não se brinca e a enfermidade pode ser grave e até fatal. Homem que é homem se cuida e a campanha Novembro Azul está aí para fazer esse alerta”, complementou.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.



Botão Voltar ao topo