DestaquesNotícias

No Dia do Mecânico, Prefeitura de Campina Grande anuncia abertura de UBS no Distrito dos Mecânicos

A nova UBS fará parte do programa de expansão da Estratégia de Saúde da Família, o Campina Atende Mais.

Na quarta-feira, 20, é comemorado o Dia Mundial do Mecânico e a Prefeitura de Campina Grande levou uma série de serviços ao Distrito dos Mecânicos para celebrar a data e oferecer acesso da comunidade aos serviços públicos. Na ocasião, o prefeito Bruno Cunha Lima participou efetivamente das ações e anunciou a abertura, em breve, de uma Unidade Básica de Saúde no bairro.

o projeto Campina Atende Mais, lançado nesta semana com o programa APS do Futuro, do Ministério da Saúde, a UBS do Distrito dos Mecânicos será uma das primeiras a serem abertas na expansão das equipes da Estratégia de Saúde da Família. O Município vai implantar novas 87 equipes de ESF e 61 equipes de Saúde Bucal, por meio do projeto. A UBS do Distrito dos Mecânicos será implantada num prédio da associação do bairro.

Na ação desta quarta, que é uma atividade do programa Campina Bem Cuidada, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vacinação, aferição de glicemia e testagem para várias doenças. Foram realizados 252 atendimentos de verificação de pressão arterial e glicemia e aplicadas 36 doses de vacinas diversas. Também foram executados 29 testes para quatro tipos diferentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis e distribuídos 356 preservativos.

A ação aconteceu em uma grande estrutura montada ao lado do Restaurante Popular Prato do Povo, que foi aberto este ano pela gestão municipal e oferece 500 refeições diárias à população do bairro. O restaurante é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que realizou a distribuição de 4 mil toneladas de peixe (tilápia e tambaqui) na comunidade nesta data, beneficiando 2 mil famílias com 2 kg de peixe cada.

Além disso, também foram disponibilizados os serviços de cadastramento do CadÚnico e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Liberdade, bem como dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua – RUANDA, Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Já a Secretaria de Planejamento (Seplan) levou o serviço de cadastramento para a regularização fundiária dos mecânicos que atuam na área para receberem os títulos de posse das suas oficinas, uma demanda existente desde os anos 1970.

Codecom



Botão Voltar ao topo