CidadesDestaques

Na abertura da Semana do Meio Ambiente, Prefeitura de Campina Grande apresenta projeto “Animal Amigo”

A abertura da programação em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente aconteceu nesta terça-feira, 31 de maio, na Ordem dos Advogados do Brasil, secção Campina Grande, com uma mesa redonda para tratar sobre o tema Bem-Estar Animal – Responsabilidade de Todos. A promoção foi da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e OAB-CG. Na ocasião foi apresentado pela Prefeitura o projeto “Animal Amigo” e realizado um debate sobre a ocorrência de maus tratos aos animais e apresentadas alternativas para um melhor tratamento deles, principalmente dos que vivem nas ruas.

O secretário Geraldo Nobre Cavalcante (Sesuma), acompanhado de técnicos da pasta, participou dos debates e também falou do projeto “ Animal Amigo”. Também estavam presentes o vereador Olímpio Oliveira, que tem como bandeira de luta a causa animal; representantes da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; STTP; advogados; estudantes e membros de organizações não-governamentais de proteção aos animais.

Os debatedores da mesa-redonda foram o professor do Direito Animal, Francisco Garcia (UFPB); a advogada animalista, Anne Formiga e o médico veterinário Edimon Segundo. Eles mostraram toda a legislação e sanções para quem abandona e provoca maus tratos aos animais, além da responsabilidade do Poder Público na proteção e acolhimento.

O secretário Geraldo Nobre explicou, na oportunidade, que Campina Grande dispõe do Centro de Zoonoses, com profissionais qualificados para cuidar dos animais apreendidos. Ele disse ainda, que o prefeito Bruno Cunha Lima está com um projeto, a curto prazo, para reformar e ampliar o órgão, localizado no bairro de Bodocongó.

Os detalhes do projeto “ Animal Amigo” foram apresentados pelos profissionais da Sesuma. Eles ressaltaram que o projeto visa atuar na preservação ambiental, com ênfase na defesa e proteção animal, focando na convivência responsável e harmoniosa da população com os animais de pequeno e grande porte.

Programação

Nesta quarta-feira, 01 de junho, às 9h, equipes do Programa Minha Árvore farão o plantio de mudas no Colégio Autêntico, no bairro da Conceição. A proposta é conscientizar os alunos, mostrando que é possível contribuir para uma vida mais saudável, plantando árvores e preservando o meio ambiente. O Minha Árvore tem como suporte o Viveiro Municipal, que mensalmente produz centenas de mudas ornamentais e frutíferas. São 78 espécies de mudas e, atualmente, com 17 mil mudas à disposição da população.

Na quinta-feira, 02 de junho, às 9h, acontecerá o plantio e doações de mudas na creche municipal Soraya Magnólia, bairro da Liberdade. E às 16h no Bosque do Jacarandás, no Açude Velho, que foi implantado em 2018.

A programação continua na segunda-feira da próxima semana, 06 de junho, com uma visita técnica ao Laboratório de Técnicas Agroambientais (UAEA/CTRN), da Universidade Federal de Campina Grande, bairro de Bodocongó. Na terça-feira, 07, haverá uma visita técnica ao Jardim Botânico e à Estação de Tratamento de Água (ETA), da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB).

Na quarta-feira, 08, acontecerá uma reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), parceira na realização da Semana d Meio Ambientte,  e o plantio de mudas no Bosque da Caatinga jornalista William Monteiro, no Parque da Liberdade. O encerramento das atividades será na empresa São Paulo Alpargatas, no dia 09, quinta-feira da semana que vem, às 9h, com a participação do programa Minha Árvore no I Encontro de Ideias Sustentáveis.

De acordo com o secretário Geraldo Nobre Cavalcante, o principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente em Campina Grande é conscientizar a comunidade sobre a importância em preservar os diferentes tipos de ecossistemas, promover a sustentabilidade em cidades inteligentes, além de fazer a distribuição e plantio de mudas de árvores em várias áreas da cidade e conscientizar a população para o consumo sustentável.

Codecom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo