DestaquesPolítica

Murilo Galdino protocola projeto que confere o título de Capital Nacional das Redes a São Bento

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) protocolou o PL nº 4533/2023 que concede ao município de São Bento, o título de Capital Nacional das Redes e reconhece a fabricação de redes no município como manifestação da cultura nacional. Atualmente, a cidade produz mais de 12 milhões de redes por ano.

O município paraibano localizado a 375 quilômetros da capital do estado, João Pessoa, é a maior produtora de redes de dormir do Brasil e um dos principais polos de produção e distribuição do setor têxtil de todo o Nordeste, sendo responsável pelo emprego de aproximadamente 80% da mão de obra local.

São Bento ocupa o terceiro lugar em volume de postagem do estado através da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, escoando a produção ampliada pelo comércio eletrônico.

De acordo com Murilo o volume de produção, a pujança do polo têxtil e a importância econômica e social da atividade são alguns dos principais motivos para que a cidade receba o título. “Estamos certos de que mais que representar uma homenagem à população que pertence à categoria dos redeiros, a implementação desta iniciativa contribuirá para que a cidade seja conhecida em todo o país, favorecendo novos investimentos produtivos, com todas as consequências benéficas, em termos de riqueza e trabalho”.

O Projeto de Lei também reconhece a fabricação de redes em São Bento como manifestação da cultura nacional. “O fato de sua elaboração transcorrer, em grande medida, de forma artesanal e o repositório de tradições presentes nessa atividade é um exemplo perfeito da cultura secular que se transmite de geração a geração, merecendo, por isso, essa justa homenagem”.



Botão Voltar ao topo