Na última quarta feira (14), o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Entre os municípios paraibanos, a cidade de Queimadas se destaca ao alcançar resultados excelentes tanto no ensino fundamental 1, quanto no fundamental 2.
Com mais de 650 alunos avaliados, Queimadas atingiu uma nota de 7,9 no Ideb, para os anos iniciais do ensino fundamental, registrando seu melhor desempenho dos últimos cinco anos. Das 10 escolas municipais da Paraíba com maior IDEB de anos iniciais, 9 são de Queimadas, e das 15 escolas municipais da Paraíba com maior IDEB de anos iniciais, 12 são da cidade queimadense. Esse resultado coloca o município na terceira posição no ranking estadual, evidenciando o avanço na qualidade da educação básica. No ensino fundamental, anos finais que realizaram a prova 540 alunos do 9° ano, obtivemos a nota de 5,8, mostrando o compromisso contínuo da cidade com o aprimoramento do aprendizado.
O Ideb é a principal ferramenta do governo federal para avaliar a qualidade da educação nas escolas públicas do país. Ele considera tanto o desempenho dos alunos em provas padronizadas quanto as taxas de aprovação escolar, ajudando a definir metas claras para o avanço da educação.
A secretaria de educação do município, Rachel Castanha, celebrou os resultados. ” Estamos em êxtase. A cada ano nossos índices melhoram, graças ao apoio e a sensibilidade de um gestor que tem um olhar voltado para a educação e futuro dos nossos jovens. E vamos buscar melhorar ainda mais para alcançarmos o primeiro lugar em 2024″. Disse Rachel. Enfatizando que a educação do município continuará sendo prioridade nos próximos anos.
O prefeito Carlinhos de Tião, fez questão de parabenizar pessoalmente toda equipe da Secretaria de Educação e assegurar que a meta para é melhorar ainda mais o Ideb de 2024
( Ascom)