MORRE UM DOS MAIS RESPEITADOS INCENTIVADORES DA PECUÁRIA DA PARAÍBA

 

 

Morreu pela madrugada em um dos hospitais de Campina Grande, nesta terça-feira, o engenheiro, pecuarista e pesquisador, Manoel Dantas Vilar, residente na cidade de Taperoá.
Além de primo e ex sócio de Ariano Suassuna, “Manoelito Vilar” era um dos mais respeitados nomes da agropecuária e agro indústria, notadamente no incentivo e a pesquisa de melhorias dos rebanhos ouvinos e caprinos do cariri paraibano.
Vilar também foi Secretário de Agricultura do Estado da Paraíba e diretor de órgãos vinculados ao ruralismo e agropecuária na Paraíba e no Nordeste.
Sempre era muito consultado como referência no campo da pesquisa não só da criação, mas na produção de queijos e derivados do leite em escala doméstica e industrial para atender este importante seguimento consumidor do leite e derivados.
Tinha 88 anos, viúvo, pai de filhos residia na Fazenda Carnaúba na zona rural de Taperoá…
Não foi COVID 19.
Ele fez uma cirurgia para retirar a vesícula e teve problemas pós operatórios e veio a óbito.
A Paraíba perde um grande homem!
O velório será na Fazenda Carnaúba, em Taperoá, e o sepultamento amanhã, pela manhã no cemitério local.
( Informações do jornalista Francisco de Assis Costa)

 

Romero lamenta a morte de Manelito Dantas, o homem que chamou a atenção do mundo para o semiárido

O prefeito Romero Rodrigues lamentou, na manhã desta terça-feira, 28, a morte do engenheiro Manoel Dantas Villar Filho, 83, em Campina Grande, por complicações decorrentes de uma cirurgia.

“Manelito foi um dos homens mais inteligentes e autênticos a quem tive o privilégio de conhecer”, destaca Romero, ressaltando o papel preponderante do engenheiro e proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, na divulgação mundial da região do semiárido por suas iniciativas inovadoras.

Romero Rodrigues lembra que Manelito Dantas, engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, foi o primeiro presidente do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). A experiência do engenheiro em projetos econômicos auto-sustentáveis foi fundamental para sua escolha ao cargo.

 

HOMENAGEM DO VEREADOR JOÃO DANTAS

Com imensa tristeza recebi a notícia da partida do grande amigo e mestre, Manoel Dantas Vilar.

Manelito Dantas Vilar era engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, mas após a morte do pai, abandonou a vida profissional/urbana para dedicar-se totalmente às fazendas da família.

Homem de fé! Quando perguntado que livro lhe marcou, Manoelito não titubeava: “Gosto da Bíblia afinal lá encontramos uma verdadeira crônica da vida de um povo no deserto, penso ver uma analogia ao sofrimento do sertanejo”,

Manelito era primo do mestre Ariano Suassuna e proprietário da Fazenda Carnaúba, uma das maiores fábricas artesanais de queijos multi-premiados do Brasil.

O velório será realizado a partir das 15h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério municipal de Taperoá.

Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas. Ariano Suassuna

Vereador João Dantas

Load More Related Articles
.