CidadesDestaques

Morre aos 101 anos , primeira mulher eleita vereadora de Pocinhos por 4 mandatos

D. Maria Monteiro fez ais de três mil partos como parteira e foi primeira presidente da Câmara



Faleceu nesta quinta-feira (6), aos 101 anos de idade,  dona Maria da Paz Monteiro do Santos, parteira, a primeira mulher candidata a vereadora de Pocinhos  com quatro mandatos no legislativo, tendo sido ainda presidente da Câmara Municipal e também presidiu o Sindicato Rural Patronal do município por vários anos.

Ela era uma mulher de coragem e deixa um legado imensurável para Pocinhos. Foram mais de 3 mil partos que ela fez na casa das gestantes, nas décadas de 50,60 e 70.

O seu filho, de saudosa memória Rafael Marcone dos Santos, foi vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito. Um neto, filho de Marcone, Floripes , foi vereador e hoje trabalha na secretaria de agricultura do município.

A atual prefeita pocinhense, Eliane Galdino (Republicanos), em suas redes sociais, lamentou profundamente o falecimento de dona Maria. Segundo ela,  dona Maria marcou gerações com sua dedicação e força.

“Meus sentimentos à família e amigos. Que Deus conforte a todos”, solidariza-se Eliane.

Carreira política 

Dona Maria foi a primeira mulher candidata e eleita vereadora pocinhense, tendo sido a mais votada em 1963 pelo PSD, recebendo 146 sufrágios.

Pela Arena, dona Maria conseguiu mais três mandatos, em 1968, 224 votos, em 1972, com 226 votos e em 1976, com 306 votos.

Nos seus 100 anos, em 2023, foi celebrada uma missa em ação de graças na Igreja  Matriz de Pocinhos. Ano passado, já com 101 anos, foi votar no seu neto. Início do ano ela apresentou alguns problemas de saúde, e permaneceu quase 90 dias internada no HAT e no final da tarde desta quinta-feira, veio a óbito.

Teve seis filhos com seu esposo Rafael dos Santos, já falecido.  Marizete, Marcone(falecido), Francisco Neto, Marcos(falecido), Catarina e a caçula, Rafaela.

VELÓRIO

O corpo de D. Maria será velado a partir das 5h desta sexta-feira970, no Campo Santo Parque da Paz,  e meio-dia o corpo segue em cortejo para Pocinhos onde ficará na Câmara Municipal até às 17h,  quando será levado para o sepultamento no Cemitério de Pocinhos.



Botão Voltar ao topo