DestaquesNotícias

MEIO AMBIENTE: Coleta seletiva n’O Maior São João do Mundo deve render 50 toneladas de resíduo reciclável

A quantidade de resíduos gerados em uma festa com a magnitude d’O Maior São João do Mundo, geralmente, é proporcional à quantidade de visitantes que ela recebe. Levando em consideração que em 2019 foram 1,8 milhão de forrozeiros e que foram recolhidas 32 toneladas de materiais recicláveis, com destino correto, a expectativa para esse ano é que o recolhimento chegue em 50 toneladas, de acordo com Rafaela Oliveira, coordenadora do projeto Recicla São João, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

“Depois de dois anos de pandemia, a população campinense e do Brasil está muito ansiosa para que esse evento inicie. Esperamos um número considerável de pessoas. Nossa meta é o recolhimento de todo o resíduo sólido reciclável, que deve chegar em 50 toneladas”, disse Rafaela.

Desenvolvido pela Sesuma, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o projeto Recicla São João promove a coleta seletiva, em tempo real, dentro do Parque do Povo, durante O Maior São João do Mundo. O projeto, que começou em 2016, já coletou 90 toneladas de materiais recicláveis durante a festa e os inseriu em um ciclo produtivo. “Isso promove a inserção socioeconômica de catadores de materiais recicláveis, gerando emprego, renda, economia circular e garantindo a sustentabilidade do evento”, reforçou Rafaela.

De acordo com o empresário Jomário Souto, diretor da Medow Entretenimento e Cultura, a sustentabilidade do evento é de grande importância. “Estamos trabalhando para garantir que o resíduo produzido no evento seja coletado de forma correta. Além de ter um impacto econômico na vida dos catadores, vamos garantir uma festa ainda mais bonita e sustentável para a população”, disse o empresário.

Este ano, através das cooperativas e associações de catadores, serão 40 pessoas que irão recolher o material reciclável. Os catadores, por meio das cooperativas do município, irão receber todo o apoio necessário, e, além do salário, todo o resíduo sólido recolhido tem valor econômico que será destinado para eles como uma renda extra. Os materiais recicláveis recolhidos normalmente n’O Maior São João do Mundo são os papelões, plásticos, metais e papéis.

Codecom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo