CidadesDestaques

Mais de 34 mil alunos iniciaram hoje o ano letivo em Campina Grande

Em 2024, mais de 7 mil novos alunos foram matriculados na Rede Municipal.

As aulas da Rede Municipal de Ensino tiveram início nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, para mais de 34 mil alunos, sendo mais de 7 mil novatos. Durante a abertura oficial do ano letivo ocorreu uma solenidade na Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino, no bairro do Pedregal, que atende cerca de 350 estudantes. No evento, além da apresentação musical dos estudantes foi realizada a entrega da ampliação da escola.

A Leonardo Vitorino inicia as atividades com cinco novas salas, novos banheiros, todas as salas de aula climatizadas e ampliação do ensino integral, chegando a 100% dos alunos.

O prefeito Bruno Cunha Lima participou da solenidade e destacou a série de investimentos feitos na Educação, a exemplo da ampliação da unidade. “A gente vem ampliando a nossa Rede em oferta de vagas. Em três anos praticamente triplicou o número de vagas para alunos com deficiência, além das vagas em geral e das vagas em creches, que tiveram um acréscimo de 25%. São diversos investimentos na melhoria da Rede e aqui na Leonardo Vitorino fizemos uma grande ampliação. Estamos entregando cinco salas novas, sendo três salas de aula, uma sala de leitura e um laboratório de informática, tudo pronto e com ar condicionado”, detalhou.

Ele destacou que a climatização na Rede deve chegar a quase 800 salas ainda no primeiro semestre. “Em toda a nossa Rede, saímos de 20 salas climatizadas para 400 salas com ar condicionado e temos mais 350 para implantar até o meio do ano. Além disso, faremos a entrega de material didático completo e do fardamento. É um investimento para qualificar nossa Rede e melhorar o futuro das nossas crianças”, explicou o prefeito.

Novidades para o ano letivo

O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, falou sobre o momento que marca o início dos 201 dias letivos para a Rede. “É um início de ano extremamente otimista para a Educação, que não começa suas atividades agora, pois em todo o mês de janeiro realizou o projeto Sem Tempo a Perder, no qual trabalhamos com aulas de reforço escolar e atividades lúdicas para as crianças, garantido a merenda para todos os estudantes. Agora a nossa perspectiva é de ampliação da estrutura”, disse.

Ele destacou outros investimentos que já foram feitos e que serão entregues para o público de estudantes matriculados. “Assim como essa ampliação da Leonardo Vitorino, temos outros 25 pontos da Rede Municipal de Educação. São creches, escolas, bibliotecas setoriais sendo construídas, além do centro de distribuição e o nosso cinema da educação – o único no Brasil, que está sendo construído no antigo Cine Capitólio. Nos próximos dias faremos a entrega do fardamento novo, com uma novidade. Esse ano, além do fardamento, tênis e mochila que já entregamos, serão duas camisas, atendendo a um pleito dos pais dos estudantes que há um tempo reivindicavam por isso. E conjuntamente faremos a entrega do material escolar com tudo o que eles têm direito para desempenharem os seus potenciais como estudantes”, afirmou o secretário.

O gestor da escola, Eraldo Ataíde, comemorou a ampliação da unidade e destacou que o investimento vai viabilizar mais conforto para os alunos que estudam em tempo integral. “Hoje é um dia festivo na nossa comunidade, na nossa escola. Hoje recebemos mais cinco salas de aula que foram construídas aqui, além da bateria de banheiros, que vai viabilizar que aconteça a Escola em Tempo Integral. Temos agora uma nova grade curricular, inserida pelo Município e vamos trabalhar com várias atividades complementares, entre elas a musicalização”, destacou.

Memória

Durante o evento, a comunidade escolar realizou uma homenagem em memória da ex-gestora Maria do Socorro Dias. Maria do Socorro foi professora, mestra em Ciências Sociais, supervisora e gestora escolar. Foi funcionária efetiva do Município e chegou à Leonardo Vitorino em 2008 para formalizar o horário regular e integral da escola.

A professora deixou contribuições significativas para a Rede Municipal. Atuava em diversas áreas de conhecimento, sendo também psicóloga. Maria do Socorro faleceu vítima de um acidente automobilístico no dia 20 de abril de 2023.

Escola Leonardo Vitorino

A Escola Municipal Leonardo Vitorino é uma das escolas em Tempo Integral da Rede Municipal de Educação, funcionando nos turnos manhã e tarde. A unidade serve quatro refeições diárias com cardápio formulado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação. Atualmente, a escola tem uma matrícula efetiva de cerca de 350 alunos. No turno da manhã, a escola realiza o ensino regular do Pré II ao 9º ano e no turno tarde com turmas do 1º ao 9º ano com atividades complementares baseadas na nova base curricular das escolas integrais do Município.

Codecom



Botão Voltar ao topo