Paraíba

João Pessoa tem 95% de chance de segunda onda de coronavírus, aponta Fiocruz.

De acordo com o levantamento, uma forte tendência de avanço da pandemia foi detectada na capital paraibana.

 

Nove capitais brasileiras, dentre elas João Pessoa, testemunham um avanço de infecções por coronavírus, segundo levantamento do sistema InfoGripe, assinado pela Fiocruz com base em registros do Ministério da Saúde.
Seu último boletim, referente a dados coletados até o último dia 31, mostrou que oito dos municípios mais ameaçados são das regiões Norte e Nordeste, as primeiras em que o sistema de saúde entrou em colapso diante da Covid-19, entre abril e maio. A exceção é Florianópolis. O aumento, segundo especialistas, pode levar à chegada de uma segunda onda da pandemia no país.
De acordo com o levantamento, uma forte tendência (superior a 95%) de avanço da pandemia foi detectada na capital catarinense, em João Pessoa e Maceió. Houve uma probabilidade moderada de crescimento (maior que 75%) da Covid-19 em Belém, Fortaleza, Macapá, Natal, Salvador e São Luís.
“São cidades em que há um avanço sustentado, e que vem sentido mantido, nos casos de coronavírus. Não temos certeza sobre a existência de uma segunda onda, mas é uma possibilidade que deve servir de alerta para que as autoridades locais repensem ou revertam políticas de flexibilização”, alerta Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Por Redação Portal T5



Botão Voltar ao topo