DestaquesNotícias

ISEA realiza mais de 6 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2023

Do total de atendimentos, 60% são de gestantes residentes em Campina Grande e os outros 40% são de moradoras de outras cidades paraibanas



O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) realizou mais de 6.500 atendimentos somente nos três primeiros meses de 2023. Foram assistidas durante este período gestantes que precisaram utilizar os serviços de urgência e emergência da instituição ou serviços de rotina. Foram no total 2.154 mulheres atendidas em janeiro, 1.958 em fevereiro e 2.474 no mês de março.

Completando neste ano 72 anos de fundação, o ISEA continua sendo a maior maternidade pública do estado da Paraíba, sendo referência em atendimento a gestantes de alto risco para 172 cidades paraibanas, oferecendo os mais diversos serviços no atendimento às gestantes e puérperas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.

O hospital também possui o setor do Pré-Natal de Alto Risco e o Ambulatório, local destinado ao atendimento geral dos recém-nascidos com sala de vacinação, salas para os testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coração e ouvido, ultrassonografia e consultórios médicos para os acompanhamentos de rotina dos bebês.

Desde o final do ano passado houve uma ampliação nos serviços oferecidos pelo Planejamento Familiar da maternidade, com as realizações de implantação de DIU e das cirurgias de laqueaduras e vasectomias já atualizadas com a nova lei em vigor desde o mês de março para a realização de tais procedimentos.

A instituição conta ainda com o Centro de Parto Normal Mãe Izabel, a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera e do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, unidade referência na coleta, pasteurização, armazenamento e distribuição de todo leite coletado, sendo o único responsável por abastecer todas as maternidades da cidade que possuem UTI Neonatal, como a Clipsi, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), a Clínica Santa Clara e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

Atualmente estão em andamento as reformas na maior ala da maternidade, a das Flores, com as substituições das janelas antigas, das portas, reparos nos banheiros, a troca das camas dos leitos e dos assentos para os acompanhantes, além de uma nova pintura e revitalização do piso, bem como melhorias estruturais. O próximo passo será a climatização do ambiente.

Hospital Amigo da Criança e da Mulher
No final de 2022, após nova avaliação do Ministério da Saúde, o ISEA manteve o selo/título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e de Cuidado Amigo da Mulher (CAM).

Codecom

Botão Voltar ao topo