INVESTIMENTO: Bruno discute parceria com Aneel para viabilizar projetos de iluminação e de geração de energia limpa em Campina Grande

Prefeito se reuniu com diretor-geral da agência, André Pepitone, na manhã desta quarta-feira

 

A geração de energia limpa, por meio de um projeto no aterro sanitário de Campina Grande, foi discutida durante reunião na manhã desta quarta-feira, 4, pelo prefeito Bruno Cunha Lima e o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone. Do encontro participaram auxiliares, representante da empresa Resek; o deputado federal Pedro Cunha Lima, secretários municipais e técnicos

Bruno Cunha Lima informou que o encontro foi muito produtivo, diante da possibilidade de o Município gerar energia limpa a partir dos resíduos sólidos do aterro sanitário local, a exemplo do que já vem acontecendo em São Paulo e no Rio Janeiro. Nesses estados, experiências já vêm sendo desenvolvidas com sucesso pela empresa Resek, na reunião representada por João Pedro Correia Neves, cuja meta é expandir esta ação para o Nordeste, começando por Campina Grande.

O prefeito destacou que o futuro projeto energético a ser desenvolvido no aterro sanitário passará por avaliações técnicas, econômicas e jurídicas. Ele também aceitou o convite, dos representantes da Resek, para em breve conhecer as experiências das cidades de São Paulo e Nova Iguaçu (RJ).

Outra ação a ser desenvolvida, com o apoio da Aneel, será a expansão do programa de modernização da iluminação pública local, iniciada na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, tendo como estratégia o emprego de lâmpadas de LED, recurso que oferece qualidade na prestação de serviços à comunidade, contribui para a melhoria da segurança pública e gera economia para os cofres públicos.

Avanços

André Pepitone, em sua participação, destacou a importância do empreendimento energético para a cidade, do ponto de vista ecológico, além de geração energia e ampliação da empregabilidade da mão-de-obra local.

Para João Pedro Neves, da empresa Resek, a cidade tem tudo a ganhar com esta iniciativa, vislumbrando ações de redução da emissão de gases danosos para o meio-ambiente, produção energética e projeção de retorno econômico para o Município. Ele explicou ainda, que todo o projeto segue rigorosamente as recomendações dos acordos e de órgãos internacionais, a exemplo da ONU.

Presenças

Estiveram presentes ao encontro os secretários Félix Neto (Planejamento), Larissa Almeida (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilbran Asfora (Chefe de Gabinete), Felipe Gadelha (secretário executivo de Finanças), João Dantas (secretário executivo de Cultura) e Fernanda Ribeiro (Obras), além dos coordenadores Genildo Oliveira (Iluminação Pública), Renan Loureiro (Programa Ilumina Campina), Marcos Alfredo (Comunicação) e Soraya Brasileiro (Sine). Também como convidados, a presidente Mônica Tejo (Instituto do Semiárido) e o professor George Lira (UFCG).

Codecom

Load More Related Articles
.