A direção da Maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), administrada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em resposta a postagens, nas redes sociais, que criticam o atendimento prestado a uma paciente, esclarece que as informações divulgadas não refletem a realidade dos fatos e foram compartilhadas por pessoas sem conhecimento técnico para avaliar condutas médicas.
Segundo a direção do Isea, a paciente procurou a unidade por estar se sentindo mal e por não sentir o bebê se mexer há mais de uma semana. Ela foi imediatamente atendida, passando por exames clínicos, laboratoriais e ultrassonografia, que confirmaram um quadro de pré-eclâmpsia associado ao óbito fetal, ocorrido dias antes. Diante disso, a paciente foi encaminhada para a sala de parto, que passou por reforma recente, sendo climatizada e equipada com boxes individualizados, monitores e camas elétricas que permitem o parto no próprio leito, com a equipe médica sempre presente para eventuais intercorrências, preservando a privacidade das pacientes.
O Isea também reforça que, em casos de óbito fetal, para minimizar os riscos à saúde materna, como infecções e embolias, a medicina baseada, em evidências, indica o parto normal. No caso específico da paciente, que já havia passado por cesarianas anteriores, a indução medicamentosa, que acelera o processo, não era recomendada. Dessa forma, foi conversado com a paciente e seus familiares, que compreenderam e aceitaram o tratamento proposto.
No momento em que o vídeo foi gravado, a paciente estava sendo monitorada, medicada e assistida por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, no acompanhamento, tanto do trabalho de parto, quanto do quadro de pré-eclâmpsia. A maternidade reforça que é a única da cidade especializada no acompanhamento de casos de urgência como este, dispondo de uma equipe altamente qualificada para lidar com essas situações.
A direção do Isea reafirma seu compromisso com a ética médica e a qualidade no atendimento, reforçando que as informações incorretas divulgadas nas redes sociais não condizem com a realidade dos serviços prestados pela instituição.
Campina Grande, 05 de setembro de 2024.
A direção.