A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inaugurou, no fim da tarde desta terça-feira, 15, a Creche Municipal Maria Salete Gomes Pinheiro, no Distrito de São José da Mata. A unidade é fruto de um investimento de R$ 930 mil e vai atender a cerca de 230 crianças, na faixa etária até 5 anos e 11 meses, em turmas de berçário, maternal e pré-escola.
Uma das crianças beneficiadas com a creche será Nícolas, de apenas 2 meses, primeiro filho de Hanna Keila, que mora nas proximidades da nova creche. Para a mãe, o equipamento vai trazer incalculáveis benefícios como a possibilidade de que ela trabalhe enquanto o filho está na creche e a certeza de que o bebê desenvolva habilidades por meio do convívio com outras crianças.
“Eu tenho a oportunidade de colocar o meu filho aqui para eu poder ir trabalhar, é maravilhoso. Porque hoje em dia para a gente poder colocar alguém para cuidar é um custo bem alto. E ter ele aqui é uma oportunidade para ele também de aprender e evoluir. Aqui ele vai desenvolver melhor do que em casa, em casa ele vê só o pai e a mãe e na creche, ele vai aprender melhor, desenvolver melhor”, destacou a mãe de Nícolas.
Quem também já garantiu a vaga do filho na turma de berçário foi Natália Marques. Pedro Henrique, de apenas 10 meses, será uma das 230 crianças beneficiadas com a unidade. A mãe explica que a creche é a realização de um sonho para o Distrito de São José da Mata e teve a oportunidade de conhecer a estrutura da creche nesse dia de inauguração.
“Toda estrutura da creche é bem confortável, aqui eu sei que ele vai ser bem cuidado, ele vai aprender, vai desenvolver. E eu trabalho, aí para mim eu deixava ele com uma menina para cuidar dele. Eu tinha que pagar para essa menina, e agora eu não vou precisar, eu sei que aqui ele vai ter todo o cuidado. Ele já está se arrastando, mas eu creio que, aqui na creche, ele vai começar a andar e a falar”, disse Natália.
Para o secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, a inauguração da creche integra-se a uma série de investimentos na educação que vêm sendo realizados.
“A gente também sabe que essa creche é mais um passo que a gestão vem dando na educação em São José da Mata. Não custa lembrar que aqui ao lado, na Escola Maria Salome nós passamos a contar com o ensino integral e com o ensino bilíngue. Também tivemos a instalação de aparelhos de ar condicionado em muitas salas das escolas e creches aqui do distrito. Além dos investimentos com as aulas de robótica e a entrega dos laboratórios móveis”, explicou o secretário de Educação.
A Creche Maria Salete é uma unidade tipo B, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A unidade conta com 10 salas, sendo quatro de berçário, quatro de maternal e outras duas de pré-escola. Para as turmas de berçário e maternal o ensino será integral. Já para as turmas de pré-1 e pré-2, o ensino será com turmas divididas nos turnos manhã e tarde.
As salas também já contam com aparelhos de ar condicionado e toda a estrutura necessária para o atendimento às crianças. O equipamento também dispõe de um solário com grama sintética para as atividades fora da sala de aula, como brincadeiras e momentos de lazer das crianças. Também já foi disponibilizado um playground para que as crianças possam utilizar nos intervalos. A unidade também tem lactário, cozinha, pátio coberto, e um bloco de salas para a equipe administrativa da unidade.
O funcionamento da creche deve ser iniciado em 15 dias, quando a equipe da unidade finalizar o período de matrículas. As matrículas deverão ser realizadas na própria unidade, das 8h às 16h, sem intervalo para o horário do almoço. Os pais ou responsáveis devem levar os seguintes documentos: Cópia do RG dos responsáveis; Certidão de Nascimento da criança; CPF da criança e dos responsáveis; Comprovante de Residência atualizado; Número do NIS; Carteira de Vacinação atualizada; 2 fotos 3×4.