DestaquesNotícias

Governo Lula assina amanhã acordo de cooperação para o VLT de Campina Grande

O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinará nesta quarta-feira (3), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para que se dê início às medidas necessárias para implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade de Campina Grande. A assinatura do acordo é fruto de uma articulação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) junto ao Governo Federal.

Na reunião estarão presentes representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Ferrovia Transnordestina. Deputados e senadores da bancada paraibana no Congresso também devem participar. Pela proposta apresentada, o VLT de Campina Grande utilizará uma infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina e que está abandonada há anos.

Entre as ações incluídas no ACT, estão o levantamento de patrimônios e a avaliação da situação dos bens na área em questão; a coordenação com órgãos competentes para possíveis ações de desapropriação e a coleta da documentação da área a ser utilizada, incluindo a construção de um mapa georreferenciado.



					Governo Lula assina amanhã acordo de cooperação para o VLT de Campina Grande
VLT de Campina Grande volta a ser ventilado em Brasília. (Foto: Reprodução)

A proposta de colocar o projeto em prática não é nova e surgiu há mais de uma década, ainda durante as campanhas de Veneziano para a prefeitura de Campina Grande.

Em 2011, o senador, prefeito da cidade na época, autorizou a realização de estudos pela STTP para verificar a viabilidade do projeto.

A última movimentação sobre o assunto aconteceu em fevereiro deste ano, quando um encontro entre o prefeito Bruno Cunha Lima (UB), Veneziano e o ministro Renan Filho aconteceu para discutir a apresentação de projetos de mobilidade urbana para Campina Grande dentro do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o VLT sendo o principal projeto apresentado.

Texto: Pedro Pereira

Botão Voltar ao topo