DestaquesParaíba

FONPLATA financiará obras no valor de USD 52 milhões para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Campina Grande, Paraíba

Nesta segunda-feira, 28 de agosto, o FONPLATA aprovou financiamento para o “Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Socioambiental de Campina Grande”, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e fomentar o crescimento econômico e territorial do município, por meio de investimentos em desenvolvimento e mobilidade urbana.

A execução do projeto estará a cargo da Secretaria Municipal de Finanças e terá investimento total de USD 65 milhões, cofinanciados com recursos do Banco, no valor de USD 52 milhões, e USD 13 milhões de recursos locais.

Campina Grande, com superfície de quase 600 km2, localiza-se no nordeste da Paraíba e desempenha papel central na integração dos municípios do interior do estado por meio de sua rede de serviços (comerciais, logísticos, educacionais, de saúde e outros). As obras beneficiarão toda a população da cidade, que conta com 413 mil habitantes.

As intervenções melhorarão as condições de mobilidade, promoverão a geração de emprego e o desenvolvimento econômico, minimizarão os riscos de inundação nos bairros vulneráveis por meio da implementação de sistema de drenagem e saneamento, e preservarão as zonas de patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade.

O programa alinha-se com os compromissos estabelecidos no Quadro de Dívida Sustentável do FONPLATA em relação a gênero e juventude, sendo o primeiro projeto a se beneficiar da taxa de juros preferencial oferecido pela “linha de compensação de equidade de gênero e juventude”, que busca promover a demanda de projetos voltados para a redução das desigualdades de gênero e gerar emprego para jovens.

O programa está alinhado com o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 6 – Água Potável e Saneamento; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima; e ODS 15 – Vida Terrestre.



Botão Voltar ao topo