DestaquesNotícias

Evento “Mulheres à Frente” celebra histórias inspiradoras e união feminina em Campina Grande



O encontro “Mulheres à Frente”, realizado na noite dessa sexta-feira (13), em Campina Grande, foi um grande sucesso, reunindo diversas histórias inspiradoras e proporcionando uma oportunidade única para discussão de temas relevantes voltados ao empoderamento feminino. Organizado pela primeira-dama Juliana Cunha Lima, o evento contou com palestras enriquecedoras, com o objetivo de destacar a importância da união entre as mulheres de Campina Grande em diversas áreas, como empreendedorismo, inovação, política e políticas públicas.

O Painel I teve início com a participação da artesã Gecilda Souza, que destacou o protagonismo dos artesãos na cidade. Responsável pelo vestido que Juliana Cunha Lima usou durante o São João, Gecilda compartilhou sua trajetória, pontuando os desafios enfrentados como empreendedora e celebrou o sucesso da Vila do Artesão, que foi reformado pela Prefeitura este ano, ganhando um novo protagonismo na cidade, sendo prestigiado, inclusive, pela visita constante de Juliana e do prefeito Bruno Cunha Lima.

Na sequência, a empresária Débora Costa, proprietária da “Empadas da Débora”, trouxe mais uma história inspiradora. Durante a pandemia, Débora decidiu abrir seu negócio de forma familiar. Hoje, o empreendimento já produz duas mil empadas por dia e emprega 15 funcionários, destacando-se como um dos exemplos de sucesso da economia local.

Já Jailma Lima, beneficiária do projeto municipal “Colo pra Mãe”, compartilhou sua experiência e a mudança em sua vida após o acesso ao programa. Segundo ela, o Colo pra Mãe trouxe liberdade e novas possibilidades.

A primeira-dama Juliana Cunha Lima, mediadora de todo o encontro, reforçou a importância de as mulheres se unirem e se apoiarem mutuamente. “Mostrar a força que nós temos enquanto mulheres, enquanto mães, esposas e amigas. Por isso, é tão importante a gente se unir”, disse.

A força das mulheres na política

No Painel II, a presidente da União Mulher PB, Carol Morais, abriu uma conversa descontraída com Juliana Cunha Lima sobre o papel ativo que as mulheres devem desempenhar na política. Elas discutiram a importância da participação feminina nas eleições e de não permitir que outros escolham seus líderes. Carol também mencionou o suporte dado às mulheres que desejam se candidatar e o trabalho social promovido pelo partido União Brasil para amparar mulheres em situação de vulnerabilidade.

A advogada Ana Claudia Vital, que já desempenhou o papel de primeira dama de Campina Grande durante a gestão do senador Veneziano Vital do Refo, foi outra convidada do Painel II. Ela ressaltou o legado de figuras como a ex-primeira-dama Glória Cunha Lima e a ex-senadora Nilda Gondim, que prestigiaram o evento e sempre participaram ativamente da vida política de Campina Grande. Para Ana, o papel de Juliana como primeira-dama é essencial: “A mulher ao lado, somando, contribuindo, faz toda a diferença”.

O painel foi encerrado com a apresentação de Talita Lucena, coordenadora da Mulher no município, que destacou as ações e programas da Prefeitura de Campina Grande voltados para o público feminino. Talita mencionou a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB), assegurada por emendas parlamentares da ex-senadora Nilda Gondim e do senador Veneziano Vital do Rêgo, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande e o Ministério da Justiça.

Ao final do encontro, o prefeito e candidato à reeleição pelo União Brasil, Bruno Cunha Lima, acompanhado do vice Alcindor Villarim e do senador Efraim Morais, estiveram no local. Emocionado, agradeceu diante da esposa Juliana e da mãe Anneliese, a todas as mulheres presentes e às mulheres de sua família, que representam para ele a base de todas as suas vitórias e realizações.

O “Mulheres à Frente” foi uma iniciativa em favor da discussão e valorização do papel feminino em Campina Grande, reunindo histórias inspiradoras e fortalecendo os laços entre as mulheres da cidade.

( Fotos: Rondinelle de Paula)



Botão Voltar ao topo